Todos os campi

UFV tem 17 projetos de pesquisa e cerca de R$ 2,5 milhões aprovados em Chamada Universal do CNPq

08/12/2021

A Universidade Federal de Viçosa teve 17 projetos de pesquisa contemplados pela Chamada Universal nº 18/2021 – CNPq/MCTI/FNDCT, de apoio a iniciativas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país em qualquer área do conhecimento. Destes projetos (relacionados abaixo), três são da Faixa A - Grupos Emergentes e 14 da Faixa B - Grupos Consolidados, somando R$ 2.499.432,76 aprovados. O resultado preliminar foi divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na segunda-feira (6).

De acordo com o CNPq, no total, são R$ 121,89 milhões para 1.290 projetos de pesquisa: 724 da Faixa A e 566 da Faixa B. Deste valor, R$ 100 milhões serão destinados pelo PLN nº 39 e o restante, pelo orçamento do CNPq. Outros R$ 100 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) estão previstos para o orçamento de 2022 e “contemplarão novos projetos aprovados pelo mérito no julgamento, a serem divulgados posteriormente”, totalizando, assim, o valor global previsto no edital.

A Chamada Universal não aconteceu nos últimos três anos por falta de recursos, como destaca o Jornal da USP em reportagem com entrevista exclusiva com o presidente do CNPq, Evaldo Vilela. O texto ressalta que o prazo previsto para a divulgação do resultado preliminar da Chamada de 2021 – 11 de novembro – também foi estendido devido à falta de recursos, depois de corte de verbas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que gerou a apresentação do PLN nº 39, aprovado pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional nesta terça-feira (7) e encaminhado para apreciação na Câmara e no Senado.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Carvalho Guedes, a Universidade se mantém competitiva e mostra sua capacidade de arrecadar recursos públicos de fomento à pesquisa, mesmo estes sendo “modestos e extremamente disputados nos dias atuais”. E diante de um cenário de incertezas, de acordo com ele, a obtenção de fontes alternativas de financiamento se torna cada vez mais importante: “temos tentado prospectá-las e explorá-las, porém sem negligenciar as fontes públicas tradicionais”.

O CNPq lembra que o prazo para interposição de recursos administrativos vai até 16 de dezembro. A divulgação da decisão, no Diário Oficial da União e no site do CNPq, acontecerá no dia 31 de janeiro de 2022.