Todos os campi

UFV recebe comitiva da Universidade Federal Rural de Pernambuco

17/11/2021

A comitiva foi recebida na reitoria

Uma comitiva da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está no campus Viçosa, desde quarta-feira (17), participando de reuniões e visitas com o objetivo de conhecer – de perto – experiências que atestam a excelência da Universidade Federal de Viçosa e podem inspirar e contribuir com ações desta. De acordo com o reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, a UFV é uma referência de instituição que cresceu a partir das ciências agrárias e atualmente, além das demais áreas do conhecimento, impulsiona a inovação tecnológica e o diálogo com a sociedade e com o mercado.

No campus Viçosa, a primeira reunião da comitiva da UFRPE – também integrada pelo secretário executivo da Fadurpe (Fundação de Apoio), Fernando Freire, ex-aluno do doutorado em Solos e Nutrição de Plantas da UFV; pelo procurador-chefe, Gustavo Leão, e pelo diretor do Instituto Ipê (de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais), Ricardo Souza – foi com o reitor Demetrius David da Silva e com a vice-reitora Rejane Nascentes, além dos seguintes representantes da administração: o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria; o assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Murilo Zerbini Júnior; a chefe da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Aline Silva Sant'Anna, e a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), Adriana Ferreira de Faria.

No encontro, todos os participantes abordaram iniciativas e questões variadas das instituições, principalmente relacionadas às suas áreas de atuação, contextualizando-as aos diversos cenários históricos e atuais. Dentre as temáticas, a dos cortes orçamentários foi transversal: esteve em discussões sobre valorização da ciência, captação de recursos e parceria público-privada, por exemplo.

Dentre os tópicos que chamaram a atenção e motivaram a vinda da comitiva ao campus Viçosa, o reitor Marcelo citou a oitava colocação da UFV no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas, divulgado recentemente pelo Tribunal de Contas da União. “Eu não tenho a mínima dúvida em afirmar, e eu conheço muitas universidades no Brasil, que a UFV com certeza está entre as melhores em termos de governança e gestão, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Vai nos ajudar a implementar uma nova perspectiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco”, disse.

Durante a conversa, o reitor Demetrius, além de destacar o ensino e sua associação à pesquisa e à extensão na UFV, o que guia as atividades dos seus três campi, ressaltou a importância de as universidades estarem próximas e compartilharem suas realidades. Nesse sentido, ele frisou que o encontro é de troca de informações entre os grupos e que a UFV está à disposição da UFRPE.

Programação

Depois da primeira reunião, na reitoria, na quarta-feira (17), os visitantes puderam tratar de assuntos mais específicos com as equipes da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e também do Laticínio e do Supermercado Escola. Além das trocas de informações administrativas, jurídicas e acadêmicas, eles agradeceram pelo acolhimento e comentaram sobre a qualidade da infraestrutura e a beleza dos espaços da UFV.

Nesta quinta-feira (18), último dia da comitiva no campus Viçosa, estão previstas reuniões na Procuradoria Geral, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e no CenTev.

A partir da esquerda estão os professores: Gustavo, Demetrius, Marcelo, Ricardo e Fernando