Todos os campi

UFV salta da 283ª para a 8ª posição em índice de governança e gestão do Tribunal de Contas da União

21/10/2021

Para conhecer melhor a capacidade de governança e de gestão dos órgãos da administração pública federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza uma avaliação que envolve questões relacionadas aos temas: LiderançaEstratégia, Accountability, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão de Contratações. A avaliação acontece por meio de um questionário integrado, que é enviado a diferentes organizações públicas. A mais recente ocorreu em 2021, envolvendo 378 organizações, que responderam ao questionário entre os meses de maio e junho. O resultado, divulgado esta semana, indica uma evolução significativa da UFV em relação ao último relatório, produzido em 2018 pelo TCU.

A Universidade saltou da 283ª posição para a 8ª no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (iGG). Entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do país, ela saiu da 27ª posição e foi para a 5ª. O salto no iGG foi de 38,00%, em 2018, para 88,80%, em 2021.

Os índices que compõem a avaliação do iGG são: Governança e Gestão Organizacional (iGovPub), Governança e Gestão de Pessoas (iGestPessoas), Governança e Gestão de Segurança e da Tecnologia da Informação (iGestTI), Governança e Gestão de Contratações (iGestContrat) e Governança e Gestão Orçamentárias (iGestOrçament), contemplando os eixos de Liderança, Estratégia e Controle na Administração Pública.

O avanço da UFV, na opinião do pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, se deve às diversas medidas tomadas a partir dos resultados do relatório de 2018. De lá para cá, houve, por exemplo, a criação da Diretoria de Governança Institucional (DGI), da Seção de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares e também a centralização das informações institucionais num menu específico incorporado ao site da Universidade, onde também foi criado o link Transparência e Prestação de Contas.

Para que se avançasse em governança, houve ainda a criação do Plano de Dados Abertos e Portal de Dados; a migração para o Processo Eletrônico de Informações-SEI!; a adesão ao Cadastro Base do Cidadão (CBC/RFB); a Elaboração da Política de Gestão de Riscos e da Política de Governança e Gestão de Contratações e Aquisições, e o desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável (PLS). Foram muitas as frentes de ação, envolvendo um trabalho conjunto e integrado de servidores das pró-reitorias de Planejamento e Orçamento e de Gestão de Pessoas, da Auditoria Interna e das diretorias de Tecnologia da Informação, de Material, Financeira e de Governança Institucional. A coordenação do trabalho foi do servidor da DGI Wanderson Lopes Gomides, cuja atuação tem sido bastante elogiada pela administração da UFV e pela comunidade universitária. Ele, por sua vez, além de grato pelo reconhecimento, se sente feliz por ter contribuído para que a Universidade se destacasse desta forma junto ao TCU.

Wanderson é ex-aluno de graduação da UFV, onde também cursou Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional. Nesse último, defendeu sua dissertação, tendo a governança como tema. Para ele, é uma satisfação poder aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido durante os dois anos da pós-graduação e ver os indicativos de evolução na área de governança institucional.

Possibilidades

Conforme explica o Tribunal de Contas, o iGG deve ser entendido como uma referência e um instrumento de autoavaliação da capacidade na área de governança e um guia no processo de melhoria. Mas, sem dúvida, ele simboliza, para a UFV, o resultado de um trabalho efetivo, por meio do qual é possível reduzir ainda mais os riscos institucionais e também a ocorrência de ações fiscalizatórias que possam resultar em sanções dos órgãos de controle externo. Os índices revelados pelo TCU demonstram a robustez na adoção de práticas em governança na UFV, abrindo, assim, inúmeras oportunidades. Uma delas é a obtenção de financiamentos externos para viabilizar ainda mais projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O reitor Demetrius David da Silva destaca o trabalho de toda a equipe envolvida no processo que resultou neste avanço celebrado pela UFV, que indica o aperfeiçoamento na gestão e controles internos. Mais do que números, o reitor ressalta o comprometimento deles com a gestão, sobretudo ética, da instituição, que, de maneira crescente, vem cumprindo o seu papel de servir com responsabilidade, compromisso e transparência à comunidade universitária e à sociedade. “Este é o verdadeiro compromisso de uma organização pública, mantida essencialmente com recursos da sociedade brasileira. A UFV, que sempre se destacou pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, agora se aperfeiçoa, com determinação, em direção à excelência administrativa”.

Na tabela abaixo, estão os índices dos relatórios do TCU de 2018 e 2021. Apesar das dimensões serem um pouco diferente, ela mostra a evolução ocorrida na Universidade. Em atendimento ao princípio da transparência e incentivando o controle social e a utilização dos dados em estudos acadêmicos, todos os relatórios, indicações e demais informações estarão disponíveis, em breve, para consulta, na página da Diretoria de Governança Institucional: www.dgi.ufv.br.