Todos os campi

Estudante de mestrado integra equipe internacional premiada por organização suíça

13/10/2021

A equipe de Juliano foi formada em workshop na Suíça

O estudante de mestrado Juliano Rezende Mudadu Silva, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UFV, é um dos ganhadores do Water Challenge 2021, prêmio internacional promovido pela Swiss Water Partnership Youth (SWP Youth). A cerimônia virtual de premiação aconteceu no início de outubro. Juliano integra a equipe multidisciplinar do projeto Green Toilet, composta também por Esther Greenwood (Inglaterra), Taha Loghmani (Irã), Glória Magut (Quênia) e Tharika Fernando (Sri Lanka). O projeto foi um dos 10 premiados este ano pela SWP Youth.

A proposta da equipe é desenvolver uma solução de base natural para o tratamento de esgoto na Escola Estadual Fazenda Paraíso, em Espera Feliz (MG), por meio de ações participativas de educação ambiental e ciência cidadã. O projeto - resultado de demanda apresentada pela comunidade, devido à falta de saneamento básico local - prevê o tratamento do esgoto dos vasos sanitários e da pia da cozinha da escola com Tanque de Evapotranspiração (Tevap). Também conhecido como bacia de evapotranspiração ou fossa bananeira, o Tevap é um sistema composto por camadas de solo e plantas, que promovem a absorção total do efluente.

Juliano conta que a equipe multidisciplinar responsável pelo projeto foi formada durante um workshop promovido pelo SWP Youth, no primeiro semestre deste ano, quando realizava mestrado sanduíche no Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática. O workshop reuniu jovens profissionais com menos de 30 anos envolvidos em pesquisas relacionadas à água. Um dos objetivos era promover networkings, conectando pessoas que tivessem interesses comuns para o desenvolvimento de projetos. No caso de sua equipe, a conexão se deu pelo desejo de se trabalhar com comunidades mais isoladas, de resolver questões relacionadas ao saneamento e de vincular os projetos a metodologias participativas, educação ambiental e ciência cidadã. Nesse último caso, o que se busca é integrar e envolver os cidadãos em pesquisas e ações para que construam sua autonomia.

O projeto na Escola Estadual Fazenda Paraíso já está dando seus primeiros passos, com reuniões da equipe com o professor e diretor Paceli Lopes. Também participam os integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saneamento da UFV (Gesan), coordenado pela professora Ana Augusta Passos Rezende, do Departamento de Engenharia Civil.

Para Juliano, que no mestrado é orientado pelo professor Raphael Bragança Alves Fernandes, do Departamento de Solos, a notícia do prêmio foi recebida com muita alegria. “São longos anos de esforço e trabalho, por acreditar que é possível reduzir o problema de desigualdade ao acesso à água com qualidade”. Segundo ele, o prêmio oferece uma oportunidade para que o projeto vá mais para frente. “É um projeto piloto e uma oportunidade valiosíssima para fazer o sistema, de forma real e participativa, com os estudantes e suas famílias e os funcionários da escola. Estou feliz por envolver organizações internacionais e pelo impacto futuro que esta iniciativa pode ter até mesmo em outros países”. Juliano conta que já há uma perspectiva de a equipe conduzir um projeto semelhante no Irã, em 2022. “Estou confiante de que a transformação social que a gente procura está cada vez mais perto”.