Todos os campi

UFV está entre as 20 melhores universidades latino-americanas classificadas pela Times Higher Education

14/07/2021

No Brasil, a UFV ocupa o 13º lugar e, em Minas Gerais, se destaca na segunda colocação

Mais uma vez, a UFV é uma das 20 melhores universidades latino-americanas classificadas pela Times Higher Education no Latin America University Rankings de 2021, divulgado na terça-feira (13). No cenário nacional, a instituição ocupa o 13º lugar e, em Minas Gerais, a UFV se destaca na segunda colocação, após a Universidade Federal de Minas Gerais. O Latin America University Rankings de 2021 avaliou 177 instituições de 13 países e o Brasil foi o mais representado, com 67 universidades.

A iniciativa considera 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional e renda da indústria (transferência de conhecimento). Entre essas áreas, a UFV recebeu a melhor avaliação em ensino (85,6) e pesquisa (80,5), além da renda da indústria (69,8), e obteve a pontuação final de 69,8. A liderança do ranking é da Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 90,3 pontos, e as universidades de São Paulo e Estadual de Campinas estão respectivamente no segundo e terceiro lugar, com 87,6 e 86,3 pontos.

Segundo a Times Higher Education, as universidades latino-americanas estão melhorando em um ritmo mais acelerado do que a média global. A pontuação média, na região, aumentou de 19,9 para 23,0 entre 2018 e 2021 – um aumento de 16%. Ainda de acordo com a iniciativa, o progresso é impulsionado principalmente pelos números das publicações de pesquisa e do impacto das citações.

No entanto, a Times Higher Education também ressalta as áreas dos indicadores de desempenho em que as universidades latino-americanas estão em declínio, como, por exemplo, a que trata do financiamento institucional. Isso, conforme a iniciativa explica, diferencia essas instituições das universidades dos países mais desenvolvidos, em que o aporte de recursos para o financiamento da ciência, tecnologia e inovação tem sido um fator-chave para a melhoria geral do desempenho.

Este também é o ponto para o qual o reitor Demetrius David da Silva chama a atenção. Apesar de comemorar a ótima colocação da UFV – mesmo considerando as discussões e os questionamentos de caráter metodológico necessários em relação aos diversos rankings –, ele destaca o risco que as restrições orçamentárias impõem ao futuro da Universidade e das outras instituições de ensino superior do país. “Sentimos orgulho pelo desempenho da UFV, entre tantas universidades brasileiras com quadros docentes e discentes substancialmente maiores. Com certeza, o resultado reflete a excelência da Universidade e da sua comunidade. Entretanto, não podemos negligenciar a complexa situação que vivenciamos no Brasil, com subsequentes cortes orçamentários das Universidades e das agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica, que, caso não seja revertida, impactará sobremaneira as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.