Todos os campi

DTI alerta sobre o recebimento de e-mails falsos

08/06/2021

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) alerta a comunidade universitária para o recebimento de e-mails falsos. Recentemente, foi identificada uma mensagem supostamente remetida pelo professor aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola Luiz Claudio Costa solicitando indicação de nome para prestação de serviço temporário. Trata-se de um e-mail fraudulento, que deve ser desconsiderado. Mensagens desse tipo já circularam anteriormente, tanto na UFV quanto em outras instituições de ensino superior, e correspondem a tentativas de golpes. Elas contêm diferentes técnicas aplicadas por cibercriminosos, que tentam se passar por pessoas ou empresa conhecidas, para roubar dados pessoais, senhas, dados bancários, números de cartões de crédito ou instalar um malware (software malicioso) no dispositivo das vítimas, entre outros.

A UFV orienta que a comunidade universitária fique atenta a textos com atrativos, ofertas, promessas ou cobranças com o objetivo de regularizar alguma pendência e verifiquem, principalmente, a veracidade de e-mails que solicitem dados pessoais. A Universidade reforça, ainda, que o uso do e-mail institucional (@ufv.br) é obrigatório e apenas para questões relacionadas à instituição.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio ao Usuário de Tecnologia da Informação, Flávio Maia, atualmente a rede e os sistemas da UFV oferecem um “altíssimo nível de segurança” aos usuários. “Porém, o número de golpes utilizando engenharia social tem crescido cada vez mais e, nesse tipo de golpe, apenas o próprio usuário pode se defender”, ele afirma.

Vale ressaltar que e-mails enviados por setores da UFV, como a própria Diretoria de Tecnologia da Informação, por exemplo, têm remetente e destinatário institucional (@ufv.br) e sempre são divulgadas nos meios de comunicação oficiais da Universidade, como o UFV em Rede. Por isso é importante acompanhar e consultar esses meios de comunicação oficiais.

Para esclarecer dúvidas, a DTI disponibiliza o número do seu Whatsapp institucional: (31) 3612-1147.