Institucional

Todos os campi

Novo prédio do Departamento de Agronomia é inaugurado com a participação do ministro da Educação

06/05/2021

Demetrius da Silva (à esq.) e Milton Ribeiro (à dir.) descerraram a placa da inauguração

Foi inaugurado, na tarde desta quinta-feira (6), o novo prédio do Departamento de Agronomia (DAA) do campus Viçosa da UFV. Ele atenderá principalmente ao curso de graduação em Agronomia, que é o mais antigo e recebe o maior número de estudantes na Universidade, além de diversos programas de pós-graduação, incluindo o em Fitotecnia, responsável pela primeira defesa de tese das Ciências Agrárias no Brasil. A cerimônia representou mais um marco na trajetória do DAA, assim como as inúmeras e significativas contribuições que o Departamento proporcionou para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do país, e foi acompanhada por várias autoridades. Dentre elas, o reitor Demetrius David da Silva e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, participaram do descerramento da placa da inauguração. O momento foi transmitido ao vivo e continua disponível no Youtube.

O novo prédio do Departamento de Agronomia – conhecido, antigamente, como Departamento de Fitotecnia – está após o Supermercado Escola, ao lado do Campo Experimental Professor Diogo Alves de Melo, que é usado nas aulas práticas da graduação. A obra, iniciada em 2010, tem 10.175,94 m² e recebeu investimentos de R$ 23.247.025,46. Em seus quatro andares estão laboratórios, salas de aula e de informática, auditórios – incluindo um para mais de 200 pessoas – e espaços para reuniões e defesas de teses e dissertações, dentre outros ambientes. Parte da infraestrutura está no vídeo abaixo, produzido pelo DAA.

Diferentes equipes administrativas da UFV estiveram envolvidas com a obra, de acordo com o chefe do DAA, Ricardo Henrique Santos. Desde a chefia do Departamento, passando pela diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e pelas pró-reitorias, até a reitoria: “hoje, reconhecemos a participação de todos”. Especialmente, ele e o pró-reitor de Administração, Taciano da Silva, creditaram a atual equipe administrativa pela dedicação na obtenção dos recursos financeiros necessários para a execução das últimas etapas da construção e conclusão do novo prédio. A infraestrutura, conforme o chefe do DAA contou, também beneficiará outros departamentos – como o de Fitopatologia e o de Solos – e iniciativas de toda a comunidade universitária.

Segundo Ricardo, a inauguração coincidiu com um momento de renovação de professores, reestruturação de laboratórios, reformulação ou adoção de áreas de atuação pelo DAA. “Essa obra é um importante alicerce para as atividades do Departamento de Agronomia, para as próximas décadas, dando prosseguimento ao seu alto grau de excelência, iniciado e aperfeiçoado desde 1926”.

O reitor Demetrius David da Silva e o diretor do CCA, Mário Luiz Chizzotti, destacaram que a entrega do novo prédio é um reconhecimento da Universidade à trajetória de sucesso do DAA e proporcionará o desenvolvimento de alto nível do ensino, pesquisa, extensão e da inovação tecnológica das Ciências Agrárias. A infraestrutura é compatível com a de grandes instituições do mundo e certamente contribuirá para que a UFV continue sendo reconhecida como uma das melhores do país.

Ao ministro da Educação, o reitor agradeceu pela presença e salientou que só é possível conhecer verdadeiramente a UFV estando na própria UFV. Para Milton Ribeiro, Demetrius falou sobre a dedicação dos professores, técnicos, funcionários terceirizados e estudantes, que, mesmo durante a pandemia, mantêm a Universidade viva, e afirmou que a instituição não é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu tamanho, mas, sim, pela sua qualidade. O resultado da avaliação do Índice Geral de Cursos, realizado pelo próprio Ministério da Educação (MEC), mostra isso: dentre mais de duas mil instituições de ensino superior, somente 2,2% receberam conceito máximo e a UFV foi uma delas. O reitor ainda destacou que muitas tiveram um ou dois cursos avaliados; a Universidade teve 63, em seus três campi. “Ter excelência é sempre difícil. Mas ter excelência em uma ou duas áreas é mais fácil do que em 63 áreas diferentes”.

“Queremos mostrar que vale a pena investir na UFV”, Demetrius ressaltou. “Procuramos agir com uma seriedade e um senso institucional muito grandes, para valorizar o uso dos recursos públicos, que sabemos que são escassos”. Além de agradecer ao apoio do MEC e especialmente da Secretaria de Educação Superior, que inclusive disponibilizaram recursos para a conclusão do novo prédio do DAA, ele reforçou a importância da recomposição do orçamento das instituições federais de ensino superior, para que elas possam cumprir suas missões. “Não se transforma um país sem investimento em educação, ciência e tecnologia”.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, demonstrou contentamento por encontrar na UFV a excelência da pesquisa aplicada ao bem comum, da sociedade. “Vocês têm sabido fazer muitas coisas, com resultados maravilhosos para o Brasil”. Ele parabenizou o reitor e toda a sua equipe e afirmou que sempre ajudará no que for possível.

Ainda participaram da cerimônia os deputados federais Igor Timo e Rodrigo de Castro, que também receberam agradecimentos do reitor, e a secretária estadual de Educação, Julia Sant'Anna. Estiveram presentes a vice-reitora Rejane Nascentes; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas; o presidente do CNPq e ex-reitor da UFV, Evaldo Vilela; o juiz federal Rafael Torres; o deputado estadual Coronel Henrique; o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia; o prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso; o vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Rafael Cassimiro, e o ex-reitor Carlos Sigueyuki Sediyama, dentre outras autoridades. Os diretores-gerais dos campi Florestal e Rio Paranaíba, assim como outros integrantes da comunidade universitária, acompanharam a cerimônia remotamente. Todos os detalhes estão no Youtube.

Divulgação Institucional

Fotos: Daniel Sotto Maior

.

.