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Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas auxilia estudantes e professores na adaptação das atividades de ensino remoto

09/02/2021

Equipe da UPI durante reunião de planejamento das atividades remotas

O Período Especial Remoto (PER) requer adaptação de toda a comunidade acadêmica e, de forma ainda mais especial, de cerca de 140 estudantes da UFV que apresentam necessidades educacionais específicas em razão de deficiências visual, física, auditiva, intelectual e transtorno do espectro autista. Para possibilitar que eles se adaptassem melhor à nova rotina, a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) teve que se preparar e desenvolver novos procedimentos de trabalho, que já começaram no Período Especial de Outono e se aperfeiçoaram ainda mais para o PER II.

As ações tiveram início com a diretora de Programas Especiais e coordenadora da UPI, Michelle Nave Valadão, e continuaram com a técnica de assuntos educacionais e diretora e coordenadora substituta da Unidade, Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão. De acordo com esta, as adequações foram muitas e só foram possíveis devido "ao trabalho em equipe e comprometimento de todos" para manter o atendimento e orientação por telefone, e-mail e WhatsApp e oferecer todos os recursos de acessibilidade que fazem parte do atendimento educacional especializado.

Para que fosse possível seguir com a Orientação Educacional, o setor de Apoio Educacional da UPI passou a realizar entrevistas, por e-mail institucional ou ambiente virtual, com os estudantes que solicitam o serviço, tendo o objetivo de conhecer as trajetórias, habilidades e desafios enfrentados por eles na vida escolar. Com base nessas informações e nas propostas dos professores e coordenadores desses estudantes, foram definidos quais recursos didáticos, pedagógicos e assistivos eram mais adequados e deveriam ser disponibilizados a eles no ensino remoto.

A UPI assegurou todo o trabalho de atendimento educacional especializado, inclusive o serviço de Tradutor/Intérprete de Libras/Língua Portuguesa, o empréstimo de dispositivos móveis e outros equipamentos, adaptação de materiais didáticos e aplicação, em ambiente virtual, de provas em local separado e com dilação de prazo. Também manteve a Orientação Educacional para o desenvolvimento do hábito de estudo organizado e sistematizado, da disciplina e da autonomia.

Quanto ao suporte aos professores, durante o PER, a UPI tem oferecido assessoria no planejamento e nos procedimentos de avaliação de atividades pedagógicas e colaboração no processo de flexibilização do currículo acadêmico de acordo com as necessidades específicas dos estudantes. A Unidade também contribuiu com o Curso de Capacitação Docente para Educação Remota, oferecido pela CEAD da UFV, sendo responsável pela unidade Acessibilidade, cuja finalidade foi orientar os docentes sobre como tornar acessíveis as atividades mediadas pelas tecnologias e contribuir para o investimento em ações inclusivas e para um trabalho de educação a distância com qualidade.

Foi ainda criado e implementado, com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e da Reitoria da UFV, o Programa de Monitoria Inclusiva, no qual o monitor realiza o acompanhamento individualizado com o estudante com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), auxiliando o professor a identificar as dificuldades desse estudante em relação aos conteúdos, realizando adaptação de material didático e atuando no incentivo do estudo e na organização das rotinas de atividades da disciplina. 

Além disso, a Unidade elaborou e divulgou em seu site um e-book e uma videoaula sobre a Acessibilidade em Ferramentas Digitais no Ensino Mediado por Tecnologias; tutoriais para Legendar Videoaulas e sobre o uso dos recursos do Gmail; um Roteiro para Audiodescrição de Participantes em Eventos; um documento sobre Recursos de Acessibilidade do Sistema Operacional e dos Navegadores; além de outros materiais de apoio que oferecem suporte para que professores possam tornar mais acessíveis e inclusivas as atividades mediadas pelas tecnologias e para que estudantes possam aperfeiçoar, ainda mais, o rendimento, a concentração e a disposição para os estudos. Todos esses materiais podem ser conferidos no site da UPI, na aba Material de Apoio.

Efeitos positivos

Todas as ações contribuíram para a melhoria das disciplinas oferecidas para os estudantes atendidos pela UPI. Daniel Tito, aluno do 1º período do curso de Licenciatura em Educação Física, na UFV Florestal, disse que nunca havia tido aula on-line e, com o auxílio dos profissionais da UPI, “conseguiu adaptar as aulas e atividades com o seu ritmo de estudo”. Ele lembrou que “é mais difícil concentrar e manter o foco” durante o PER, mas que procurou superar as dificuldades com mais esforço e ajuda dos professores, da equipe pedagógica e inclusiva e da sua família. “Recebi orientação diária da monitoria. Fui orientado não só quanto aos conteúdos, mas também sobre como acessar o sistema e quanto aos prazos de conclusão de trabalho. A experiência foi boa, meu desempenho foi satisfatório. Gostaria de agradecer todo apoio da UPI e da UFV Florestal”, destacou.

A professora Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade, é uma das que contaram com o trabalho da Unidade durante o PER. Em disciplinas que ela ministrou no último semestre, no curso de Ciências Contábeis, havia alunos matriculados com deficiência física, visual e auditiva. Segundo Simone, o período foi de muito aprendizado e todos os alunos desenvolveram as atividades propostas com êxito e tiveram um bom desempenho, sendo aprovados. “Isso graças ao apoio recebido dos profissionais da UPI. Além de toda orientação recebida, contei com o acompanhamento de monitores inclusivos, que deram atenção especial aos estudantes com deficiência durante todo o período, com acompanhamento individualizado, permitindo compreender as necessidades de cada um e atender as suas demandas”, ressaltou.

Ela demonstrou ainda gratidão pela UPI e disse “que este é um trabalho de grande importância, principalmente neste cenário de pandemia da covid-19 em que os desafios se acumulam, exigindo que sejamos criativos para manter o interesse e a motivação dos alunos, especialmente os assistidos pela Unidade”.

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