Todos os campi

Falta de insumos interrompe atividades de laboratórios credenciados para testes de coronavírus

28/12/2020

A rede de laboratórios da UFV, credenciada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), suspendeu, até o início de janeiro, a realização de testes de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A principal razão: falta de insumos para testagem. Desde que começaram o trabalho, em abril, os laboratórios fizeram 33.500 testes RT-PCR em tempo real de amostras enviadas pelas secretarias de Saúde de Viçosa e Rio Paranaíba e municípios vizinhos. A maioria (90%) foi realizada com kits adquiridos com recursos próprios da Universidade, com apoio da prefeitura de Viçosa e dos hospitais Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza, de Ponte Nova. Este material, no entanto, acabou e a Universidade está aguardando os insumos prometidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o início de janeiro. Somente após este recebimento é que os testes poderão voltar a acontecer.

Enquanto aguardam a chegada dos insumos, os coordenadores dos laboratórios se preparam para uma segunda fase do trabalho, atuando na otimização do protocolo de diagnóstico de possível reinfecção pelo novo coronavírus. Isso requer uma adequação dos espaços e aparelhos, já que o diagnóstico se faz pelo sequenciamento do material genético do vírus, um processo diferente do que é realizado atualmente. Também durante este período de suspensão dos testes, os equipamentos estão passando por uma manutenção especializada, uma vez que funcionaram ininterruptamente desde abril.

À frente do trabalho realizado pelos laboratórios da UFV nestes últimos oito meses esteve uma equipe de cerca de 40 pessoas, incluindo estudantes de pós-graduação da Universidade, que atuam de forma voluntária. A expectativa, segundo a coordenadora do Laboratório de Vírus, professora Poliane Alfenas Zerbini (Departamento de Microbiologia), é a de que toda a equipe esteja de volta no dia 11 de janeiro para o recebimento dos insumos enviados pela SES-MG e, que a partir do dia 18 do mesmo mês, recomecem as análises das amostras. Até lá, os coordenadores e técnicos dos laboratórios seguem trabalhando na otimização do protocolo de diagnóstico de possível reinfecção e acompanhando a manutenção dos equipamentos, para que o trabalho seja retomado com a mesma eficiência e ritmo em que vinha acontecendo.