Extensão

Todos os campi

Projeto de extensão elabora material de estimulação cognitiva para idosos durante a pandemia

07/07/2020

.

O projeto de extensão Escuta e acolhimento à pessoa idosa em Viçosa: um apoio em tempos de pandemia, vinculado ao Grupo de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde (Greens), acaba de disponibilizar duas publicações com atividades de estimulação cognitiva para idosos. Por meio de conversas telefônicas periódicas com idosos de Viçosa, neste período de distanciamento social, a equipe envolvida identificou queixas relacionadas à monotonia e à ausência de atividades e elaborou cadernos de exercícios para que eles exercitem a atenção, memória, raciocínio lógico, criatividade e as funções executivas sem sair de casa. O material está disponível nas redes sociais do Greens: www.facebook.com/greensufv e www.instagram.com/greensufv.

São dois volumes, de acordo com o grau de dificuldade: as atividades do volume I podem ser realizadas por pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade – é preciso receber auxílio apenas na leitura dos enunciados – e as do volume II são mais complexas. Além do estímulo cognitivo, as publicações têm o objetivo de proporcionar momentos de descontração e entretenimento, tanto para os idosos que estão sozinhos quanto para os que estão acompanhados.

O material já foi encaminhado para o Lar dos Velhinhos e está sendo distribuído para os participantes do projeto Escuta Solidária. Também será entregue para aqueles que fazem parte do Programa Municipal da Terceira Idade e que são acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa. Além disso, a distribuição fará parte das ações da Rede de Apoio à Pessoa Idosa em Minas Gerais, de maneira que os cadernos de exercícios serão compartilhados com diferentes profissionais, entidades e instituições mineiras que atuam na atenção e cuidado à população idosa.

Mais informações podem ser obtidas no Facebook e no Instagram do Greens.

Divulgação Institucional

.