Extensão

Campus Viçosa

Grupo de pesquisa e extensão realiza escuta qualificada de idosos em Viçosa

31/03/2020

Neste período de distanciamento social, em função da pandemia do novo coronavírus, integrantes do Grupo de Estudos e Práticas sobre Envelhecimento, Nutrição e Saúde (Greens) da UFV têm realizado ligações telefônicas para idosos de Viçosa. O objetivo é escutá-los com atenção, carinho e respeito, e tentar amenizar o sentimento de solidão que, para muitos, é agravado neste momento. A ação também busca reforçar a orientação acerca das medidas de proteção individual e auxiliar em alguma demanda específica, como informar sobre estabelecimentos comerciais que fazem entrega domiciliar de alimentos e produtos de higiene pessoal, sem taxa de serviço.

A partir de uma base cadastral de idosos que participam das ações de extensão e pesquisa realizadas pelo Grupo, eles são localizados e contatados via chamadas de vídeo pelo WhatsApp ou ligação telefônica. Por questões de segurança e tranquilidade da pessoa idosa, tem sido dada preferência às chamadas de vídeo, para que os integrantes do grupo possam ser reconhecidos.

O diálogo inclui perguntas simples para que a pessoa idosa fale, por exemplo, sobre como tem se sentido neste período em que precisa ficar em casa. Se há algum sentimento que esteja incomodando ou até mesmo se algo a deixou feliz recentemente. Durante a conversa, os integrantes do Greens também perguntam o que os idosos têm feito durante este tempo em casa, se estão com alguma dificuldade para se alimentar ou para tomar seus medicamentos e se precisam de ajuda para algo em especial.

De acordo com a coordenadora do Greens e professora do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Andréia Queiroz Ribeiro, o apoio social, por meio da escuta sensível, é um importante elemento estruturante para a melhoria da saúde mental e bem-estar emocional e psicológico da pessoa idosa. Os integrantes do Greens destacam que não dá para mensurar o quanto aprendem.

Para o Grupo, “a ação de compreender as subjetividades de cada idoso, no seu contexto de história de vida, de seus sentimentos e necessidades - a escuta qualificada - tem contribuído não só para proporcionar conforto, tranquilidade e qualidade de vida aos idosos neste momento de distanciamento social, mas também para imprimir novos significados para este cenário que estamos vivendo, ressignificando práticas e atitudes frente às necessidades do outro”.

 

Divulgação Institucional – campus Viçosa