Prêmios

Professor recebe Prêmio Inventores da Agência de Inovação da Unicamp

03/07/2020

O professor Reinaldo Francisco Teófilo, do Departamento de Química da UFV, é um dos homenageados com o Prêmio Inventores 2020, concedido pela Agência da Inovação Inova Unicamp. Ele integra um grupo de professores responsável pela tecnologia intitulada Célula eletroquímica cilíndrica com anodo de diamante dopado coaxial obtido por processo de deposição de filmes diamantíferos sobre substratos cilíndricos mecanicamente resistentes para aplicação em processo de purificação de soluções aquosas. O trabalho rendeu ao grupo a premiação na categoria Patente Concedida.

De acordo com o professor, o projeto premiado teve início com o resultado de seu doutorado, defendido, em 2007, na Unicamp. Ele foi aprimorado pela ação de um grupo multidisciplinar, composto por químicos, engenheiros e físicos, todos pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) e do Instituto de Química (IQ), ao qual o professor Reinaldo estava vinculado.

A inovação criada pelo grupo, conforme o professor Reinaldo Teófilo, diz respeito ao uso de diamante dopado revestido sobre um cilindro. “O material revestido é inserido dentro de outro cilindro metálico com diâmetro maior e entre eles é passada uma solução aquosa contaminada com matéria orgânica. O diamante dopado, sob ação de uma corrente elétrica, tem a propriedade de gerar um forte oxidante, o qual mineraliza a matéria orgânica presente na solução, eliminando ou diminuindo a sua toxicidade”.

A invenção, com patente concedida, em 2019, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tem diferentes possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada no tratamento de água potável, substituindo o cloro, sem a necessidade de compra de reagentes. Pode também promover o tratamento contínuo de água de piscina, sem a necessidade de adição de cloro. Uma terceira possibilidade é ser usada no tratamento de rejeitos da indústria de papel e celulose, sem necessitar do peróxido de hidrogênio (água oxigenada), que tem alto custo e representa perigo no transporte.

O professor do DEQ lembra que já havia patentes internacionais sobre uso de diamantes dopado em placas. A grande inovação, segundo ele, foi “o uso do diamante revestido sobre um cilindro e os ganhos tecnológicos advindos com este formato, como maior área revestida no crescimento, facilidades de montar um reator eletroquímico, de sua vedação e seus contatos elétricos”.

Prêmio

O Prêmio Inventores Unicamp tem como objetivo homenagear alunos, ex-alunos, pesquisadores e docentes envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia e, com isso, estimular a inovação na comunidade acadêmica. Em 2020, foram 210 profissionais premiados em seis categorias: Patente concedida; Tecnologia licenciada; Criação de spin-off; Tecnologia absorvida pelo mercado; Unidade destaque na proteção à propriedade intelectual e Unidade destaque na transferência de tecnologia.