Todos os campi

Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática inicia atividades

06/03/2020

Foram iniciadas, na segunda-feira (9), as atividades do novo mestrado profissional da UFV: em Educação em Ciências e Matemática (MPECM). O curso foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2019 e é o primeiro oferecido de maneira multidepartamental e multicampi na Universidade, em Viçosa e Florestal. Seu objetivo é formar professores pesquisadores aptos a ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, por meio do diálogo entre as culturas acadêmico-científica, escolar e popular, e promover melhorias na educação de Biologia, Física, Química e Matemática nos ensinos fundamental e médio.

As aulas do MPECM foram iniciadas na segunda (9), em Viçosa, e serão iniciadas no dia 13 de março, em Florestal. No total, suas duas primeiras turmas – cada uma em um campus – contarão com 21 estudantes realizando investigações nas linhas de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática e em Formação de Professores de Ciências e Matemática. Eles serão acompanhados por 18 orientadores dos departamentos de Biologia Geral (DBG), Educação, Física, Química e Matemática da UFV-Viçosa e dos institutos de ciências Exatas e Tecnológicas, Biológicas e da Saúde e Humanas da UFV-Florestal. As atividades seguirão o mesmo programa analítico e as disciplinas obrigatórias serão oferecidas nas duas localidades.

A coordenação-geral é da professora do DBG Gínia César Bontempo, que lembra que os campi estão inseridos em regiões e realidades diferentes – Florestal, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Viçosa, no interior do estado –, ambas necessitadas de melhorias na educação básica. Neste contexto, Gínia deixa clara a importância da formação continuada de professores e do curso ser “uma grande possibilidade de trazer mais inovação, criatividade e entusiasmo para o trabalho no dia a dia da escola”. O MPECM, segundo ela, não pretende ensinar Ciências e Matemática para os professores dessas disciplinas, e, sim, apresentar conhecimentos recentes que possam incrementar as propostas de ensino e as motivações desses profissionais. “Tem esta característica, de atender, principalmente, àqueles que atuam na profissão de professor, mas, também, de trazer este viés da pesquisa e da investigação para o cotidiano das escolas”, afirma.

Entre as motivações para a realização do MPECM também estão o estreitamento da Universidade com a sociedade e a expectativa de contribuir para o aumento do número de pesquisas nas áreas que ele abrange. Aliado a isto, Gínia ressalta as qualidades multidepartamental e multicampi, que geram “um enriquecimento muito grande para o curso”. Com esta troca entre Viçosa e Florestal, a coordenadora-geral espera “promover mais integração entre os diferentes departamentos e institutos que atuam nos diferentes campos, da ciência à educação”.

Ainda fazem parte da comissão coordenadora os professores Thais Almeida Cardoso Fernandez, do DBG; Poliana Flávia Maia, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV-Florestal, e Thiago Mendonça, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, também de Florestal.

Mais informações sobre o novo mestrado profissional, incluindo seu processo seletivo, estão disponíveis em www.mpecm.ufv.br e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que reúne dados sobre todos os cursos de pós-graduação da Universidade.

Divulgação Institucional – campus Florestal