Tecnologia inovadora fica em segundo lugar em maratona da Semana Internacional do Café

29/11/2019

Equipe McCoffee Solutions após o recebimento da premiação

Uma equipe formada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFV ficou em segundo lugar na mais recente edição da maratona Hackaton AgroUp – competição realizada durante a Semana Internacional do Café, maior evento brasileiro da cadeia cafeeira. A disputa tinha como meta propor tecnologias e soluções para problemas existentes nesse setor produtivo, e os integrantes da vice-campeã McCoffe Solutions desenvolveram um equipamento mais eficiente para o plantio em regiões montanhosas.

Os cinco estudantes, que cursam mestrado e doutorado na UFV, criaram uma “adubadora costal com aplicação à taxa variável para café de montanha”. Segundo o professor Daniel Queiroz, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, equipamentos desse tipo normalmente são levados nas costas de um operador para distribuir fertilizantes. A diferença é que a “taxa variável” permite maior precisão na distribuição, ajustando a quantidade de insumos utilizada levando-se em conta características do solo e da planta em cada microrregião de lavoura. “O objetivo principal é aumentar o retorno financeiro e reduzir o impacto ambiental dos sistemas de produção agrícola”, explica Queiroz.

Outra vantagem da adubadora apresentada pela McCoffe é a garantia de uniformidade na aplicação, o que não ocorre na adubação manual, na qual a referência de medida é a mão do operador. Com isso, a tecnologia permitirá adubar em taxa variável na cafeicultura de montanha – até então, o equipamento só podia ser utilizado em regiões planas. Um importante diferencial nesse processo é a orientação por meio de um sistema de navegação via satélite, que também favorece a exatidão no processo.

Por enquanto, ainda não foram feitos testes do equipamento, apresentado numa versão de protótipo virtual para a competição. “Já no começo de 2020, pretendemos montar um protótipo físico, testar e demonstrar a possíveis interessados”, afirma o doutorando André Coelho, um dos membros da equipe – formada ainda pelos demais pós-graduandos Pedro Henrique de Moura Rodrigues, Inglith de Souza Lages Alves, Carolina Tavares de Oliveira e Rafael Carvalho Vani. Mesmo assim, as expectativas são de boa aceitação, considerando a receptividade da proposta durante a maratona. “Havia produtores rurais, investidores de startups e empresários no evento que entraram em contato conosco. Tudo isso nos traz entusiasmo, considerando que poderemos ter outras oportunidades de concretizar uma tecnologia que pode trazer benefícios à sociedade”, complementa André.

Divulgação Institucional - campus Viçosa