Institucional
Todos os campi
30/04/2026
A inauguração aconteceu durante a terceira edição do Ousar
A UFV-Rio Paranaíba deu um passo estratégico no fortalecimento do seu ecossistema de inovação com a inauguração da Rede Aqui Tem Sebrae, no último dia 28, durante a abertura do 3º Ousar – Conexões para a Inovação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFV, o Sebrae Minas e a prefeitura de Rio Paranaíba, e representa um modelo inovador de cooperação institucional. Trata-se da primeira parceria nesse formato com uma universidade pública de Minas Gerais, o que coloca a UFV como referência na articulação entre ensino, setor produtivo e poder público.
Segundo o diretor-geral do campus, Renato Ruas, a Rede Aqui Tem Sebrae amplia significativamente o potencial de atuação da Universidade no desenvolvimento regional, oferecendo suporte direto para microempreendedores individuais, micro, pequenos e médios empresários, e empreendedores em fase inicial ou em processo de crescimento, principalmente na comunidade acadêmica.
Entre as principais contribuições da Rede estão: oferta de capacitações e orientações empresariais; fortalecimento do ambiente de inovação local; aproximação entre universidade e setor produtivo e estímulo à criação e desenvolvimento de novos negócios, inclusive startups e spin-offs de pesquisas e projetos acadêmicos.
O Ousar é um evento promovido pelo Centro de Inovação e Tecnologia do Alto Paranaíba (InovALTO). Em sua terceira edição, realizada no auditório Jaime Silva, no campus universitário, o evento reuniu lideranças do cooperativismo, representantes do governo de Minas, de Rio Paranaíba e de cidades vizinhas, além de especialistas em inovação e comunidade acadêmica.
O encontro evidenciou o potencial estratégico de Rio Paranaíba e região para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação estruturado, inspirado em referências consolidadas em Minas Gerais e na atuação de lideranças que vêm impulsionando esse movimento. Durante o evento, foram apresentados casos e experiências que reforçaram a ideia de que a inovação exige estrutura, método e continuidade. Nesse sentido, destacou-se o papel da universidade como agente central na construção das trilhas de desenvolvimento.
Na avaliação da professora Raquel Menezes, coordenadora do Ousar e do InovALTO, a UFV-Rio Paranaíba se posiciona, a partir desse movimento, como um polo de apoio ao empreendedorismo e à inovação, preparada para apoiar empresários locais, fortalecer negócios já existentes, atrair novas empresas e consolidar o seu Parque Tecnológico como ambiente de desenvolvimento. A iniciativa, segundo ela, reforça o compromisso da UFV com a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento econômico e social da região.
Institucional
Governo federal orienta sobre expediente nos dias de jogos da seleção brasileira
15/06/2026
Serviços
Campus Viçosa tem trechos fechados de quarta a sexta-feira
15/06/2026
Falecimento
Daniella Costa Alvim (1979 - 2026)
14/06/2026
Institucional
Abertos prazos de inscrição e submissão de trabalhos para Simpósio de Integração Acadêmica de 2026
15/06/2026
Governo federal orienta sobre expediente nos dias de jogos da seleção brasileira
15/06/2026
Abertos prazos de inscrição e submissão de trabalhos para Simpósio de Integração Acadêmica de 2026
15/06/2026
UFV é destaque no Enade das Licenciaturas com 11 cursos avaliados com conceito 5
12/06/2026
Pesquisadores da UFV, Ufla e UFMG publicam livro sobre Ressonância Magnética Nuclear Quantitativa
11/06/2026
II Semana do Meio Ambiente da UFV reúne gestores públicos e pesquisadores para debater mudanças climáticas
10/06/2026