Reitora apresenta orçamento da UFV para comunidade acadêmica

13/05/2016

Segundo a reitora, o cenário é preocupante para todas as universidades

Como já se tornou tradição, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares apresentou o orçamento geral da UFV deste ano para os pró-reitores, diretores dos centros de ciências e chefes de departamentos. A reunião foi realizada, no último dia 6, no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, do campus Viçosa, tendo em sua pauta informações sobre os recursos disponibilizados para a Universidade e algumas das ações institucionais para redução de despesas administrativas.

A reitora destacou que a UFV está trabalhando com o limite orçamentário liberado pelo Ministério da Educação (MEC) de R$ 73 milhões para ações de custeio (diárias, capacitação e contratos de terceirização) e R$ 10 milhões no capital de investimento, que abrange realização de obras e aquisição de equipamentos. No total, foram R$ 83 milhões liberados, dos R$ 117 milhões que a UFV havia previsto para o seu orçamento em 2016, o que representa um corte de cerca de 30%. Atualmente, dos R$ 83 milhões liberados, a UFV já executou R$ 38 milhões, restando, agora, R$ 45 milhões para ser executado até dezembro deste ano em seus três campi: R$ 43 milhões para ações de custeio e R$ 2 milhões para investimento de capital.

Segundo a reitora, o cenário é preocupante para todas as universidades e que, por isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) irá se organizar para propor estratégias de negociação com o governo. Ela ainda lembrou que a UFV, em sua história de 90 anos, já passou por momentos difíceis e conseguiu superá-los com o apoio de toda a comunidade acadêmica. Em 2015, por exemplo, foi necessário lidar com cortes orçamentários e, mesmo assim, o calendário acadêmico chegou a ser concluído. “É muito importante contar com todos, pessoas responsáveis e tão parceiras. Nós vamos vencer este ano, juntos, trabalhando eficientemente”, declarou.

Ações para redução de gastos
Para que a comunidade acadêmica se sinta motivada a contribuir com a redução das despesas administrativas, a reitora apresentou algumas medidas que têm sido adotadas pela Universidade. Dentre elas, citou a redução de 20% em passagens aéreas, diárias e consumo e 50% em gastos permanentes; a diminuição dos custos na emissão de diplomas e na realização de eventos, como a Colação de Grau e a Semana do Fazendeiro; a renegociação de contratos de prestação de serviços; a correção da tabela de quilômetro rodado da frota UFV; a diminuição do espaço alugado no escritório da UFV, em Belo Horizonte, e o encerramento do espaço em Brasília; a suspensão do auxílio financeiro para estagiários; a substituição de destiladores por purificadores de água em laboratórios, e a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações.

A professora Nilda destacou ainda que há pontos que precisam continuar a ser trabalhados de forma mais incisiva, com o apoio e compreensão de todos, como a otimização de ramais telefônicos na Universidade, a diminuição de consumo de energia, água e papel, dentre outros.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)