UFV assina acordo com Ministério do Planejamento para uso de sistema eletrônico de informações

11/04/2016

A reitora assinou digitalmente os documentos de cessão do direito de uso gratuito do SEI

Foram assinados, na manhã desta segunda-feira (11), o acordo de cooperação técnica e o plano de trabalho entre a UFV e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A assinatura aconteceu, por videoconferência, na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), do campus Viçosa.

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele busca promover a eficiência administrativa e sua implantação no Ministério do Planejamento é uma das ações do Processo Eletrônico Nacional (PEN). A ferramenta eletrônica permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, possibilitando a atuação simultânea de várias unidades, ainda que distantes fisicamente, em um mesmo processo.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a utilização do SEI permitirá maior organização e aceleração da tramitação dos processos administrativos da UFV. Ela destacou que a Universidade já tem “sistemas acadêmicos muito bem informatizados” e que, com o SEI, será possível atingir a mesma excelência, garantindo, por exemplo, mais rapidez nos processos realizados entre os campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, já que, atualmente, devido à distância, demoram um tempo maior para tramitarem. Além de beneficiar a comunidade universitária, a reitora afirmou que a implantação do SEI também facilitará o acesso da sociedade à informação.

A secretária de gestão substituta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Patricia Vieira da Costa, que participou da assinatura de Brasília (DF) por videoconferência, apontou que dentre as vantagens do SEI estão a desburocratização na tramitação de processos, qualidade da gestão, redução de gastos, transparência, segurança e aproximação entre os órgãos que usam o sistema. Ela parabenizou a UFV por estar na vanguarda entre as instituições federais de ensino superior ao já assinar o acordo de cooperação, ação até então realizada apenas pela Universidade de Brasília (UnB).

Com as assinaturas do acordo e do plano de trabalho, a UFV entrará na fase de configuração e testes do SEI. A expectativa é de que em julho seja iniciada a utilização do sistema com os processos da área acadêmica.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)