Campus Viçosa

Instalação de purificadores contribui para economia de água e energia elétrica

18/04/2016

.

Para promover a sustentabilidade e racionalizar o consumo de água e energia da UFV, as pró-reitorias de Administração (PAD) e de Planejamento e Orçamento (PPO) realizaram, durante a última semana, a instalação de 38 purificadores de água em 14 unidades do campus Viçosa, entre elas os laboratórios dos departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Fitotecnia e Zootecnia.

De acordo com o engenheiro ambiental da Divisão de Água e Esgoto, João Francisco de Paula Pimenta, os purificadores instalados chegam a economizar mais de 95% da água e da energia consumidas pelos destiladores utilizados até então. Estima-se que essa substituição irá gerar, por mês, uma economia de 13 Megawatts/hora de energia elétrica e 700 metros cúbicos de água, o que corresponde a 2% do consumo mensal de água tratada na UFV e 1% da energia.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares de Rezende, o processo licitatório para a aquisição dos 38 equipamentos, com insumos para manutenção de, no mínimo, dois anos, teve início em 2015. Ele foi decorrente de levantamentos e estudos realizados em 2014, a partir de reuniões entre a administração da UFV, sua equipe técnica e os responsáveis pelos laboratórios.

A expectativa é que, a partir de agora, haja também o estudo e a implantação dos purificadores nos campi Florestal e Rio Paranaíba.

Nas fotografias abaixo, registros da reunião que aconteceu, na última sexta-feira (15), entre a administração da UFV, responsáveis pelos laboratórios e técnicos que instalaram os purificadores.

 

(Divisão de Jornalismo)

.