Institucional

Todos os campi

UFV recebe Comenda Arthur Bernardes neste sábado

06/08/2026

A Universidade Federal de Viçosa estará entre os homenageados com a Comenda Arthur Bernardes, tradicionalmente concedida pela Casa do Empresário, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Viçosa e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). A entrega da honraria será neste sábado (8), às 10h, na Casa Arthur Bernardes, localizada na praça Silviano Brandão. O reitor Demetrius David da Silva, já agraciado com a Comenda, em 2022, representará a instituição.

A homenagem que, em geral, é feita a pessoas que se destacam por trabalhos realizados em prol da causa pública, terá, este ano, a UFV entre os protagonistas em reconhecimento aos 100 anos de história da instituição, criada pelo viçosense e ex-presidente da República (1922-1926) Arthur da Silva Bernades. De acordo com o presidente da Casa do Empresário, Bruno Torres de Araújo, “celebrar os 100 anos da UFV é reconhecer uma instituição que transformou não apenas a nossa cidade, mas também Minas Gerais e o Brasil” e que “sempre acreditou no poder transformador da educação, do conhecimento e da inovação.”

Também receberão a Comenda, neste sábado, o padre Reginaldo Coelho da Costa, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, e o empresário da construção civil Rodrigo Teixeira Bicalho.