Institucional

Campus Viçosa

Pesquisa sobre tabagismo e acupuntura auricular necessita de voluntários

19/03/2026

As mestrandas Yara Martins Rodrigues e Maria Clara Vidigal Santana, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFV, estão procurando voluntários tabagistas das comunidades universitária e de Viçosa para participar de sua pesquisa intitulada Acupuntura auricular para redução/cessação do tabagismo e desordens emocionais em pessoas tabagistas.

A pesquisa, realizada sob orientação da professora Caroline de Castro Moura, tem por objetivo investigar o padrão de consumo de tabaco (grau de dependência e carga tabágica) e a prevalência de desordens emocionais, qualidade do sono e fadiga em pessoas tabagistas. E, em seguida, avaliar o efeito da acupuntura auricular sobre a redução/cessação do tabagismo e as desordens emocionais. O tratamento ocorrerá na Divisão de Saúde da UFV, em horário previamente agendado.

Para participar, basta responder ao inquérito, que a equipe de pesquisa entrará em contato. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFV, e pelos e-mails das mestrandas: yara.m.rodrigues@ufv.br e mariacsantana@ufv.br.