Oportunidades
Todos os campi
12/02/2026
Estão abertas, até 19 de março, as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL). A premiação, criada em 2024, reconhece e valoriza a excelência da produção de livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos nacionais.
Podem concorrer obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Além disso, devem ter ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais. São consideradas obras individuais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, obras didáticas e de divulgação científica.
As inscrições são para autores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência permanente no Brasil, devidamente comprovada. Uma das novidades desta edição é que autores estrangeiros não residentes no país serão admitidos exclusivamente em coletâneas.
O Jabuti Acadêmico tem 30 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27; e Prêmios Especiais, com três (Tradução, Divulgação Científica, Ilustração e Infografia).
No eixo Ciência e Cultura estão: Ciência de Alimentos e Nutrição; Ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social; Medicina; Odontologia; História e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; Educação e Ensino e Filosofia.
Este eixo também conta com as categorias de Ciências Religiosas e Teologia; Geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; Economia; Artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; Matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais e Engenharias.
Cada obra só poderá ser inscrita em uma única categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico, com exceção da categoria Ilustração e Infografia, que aceita a inscrição de títulos que também estejam participando em qualquer outra dos dois eixos. Os autores premiados receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti.
A organização do prêmio reforça que não serão aceitos livros que tenham empregado ferramentas de inteligência artificial, incluindo tecnologias assemelhadas e aplicações que as incorporam, em tarefas autorais. Caso seja identificado o uso indevido ou seu uso apropriado sem declaração expressa, o livro em questão será desclassificado, independentemente da fase em que se encontrar.
Confira o regulamento geral no site oficial da premiação: premiojabuti.com.br/academico.
Institucional
Pesquisadores desenvolvem método alternativo para identificar presença de metanol em bebidas destiladas e combustíveis
16/02/2026
Institucional
IPC-Viçosa: Habitação e Transportes mantêm a tradição de inflação alta no primeiro mês do ano
14/02/2026
Institucional
Lançados editais complementares aos processos seletivos do Sisu e da Licenciatura em Educação do Campo
13/02/2026
Institucional
Reitor solicita à Cemig mudanças na rede de energia elétrica do tecnoPARQ e apoio à programação cultural dos 100 anos da UFV
11/02/2026