Institucional

Campus Viçosa

UFV realiza Colação de Grau de segunda parte da turma Formandos do Centenário

30/01/2026

A segunda parte da turma Formandos do Centenário, composta por quase 400 graduandos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), celebrou a Colação de Grau no Espaço Mulituso, do campus Viçosa, na noite desta sexta-feira (30). Como já se tornou tradicional nesses cem anos de história, a emoção tomou conta dos familiares e amigos, que prestigiaram a conquista dos novos profissionais, assim como professores, servidores técnico-administrativos e representantes da UFV e de Viçosa.

O juramento dos formandos foi conduzido por José Augusto Talma Filho, do curso de Arquitetura e Urbanismo. A oradora Vitória Aparecida Pereira Dias, do curso de Zootecnia, afirmou que cada um dos formandos faz parte da história do centenário da UFV. Eles foram convidados a recordar que viveram a Universidade em suas salas de aula, laboratórios, corredores e também nos momentos de dúvidas e superação. 

Como reforçou a oradora, os graduandos participaram de atividades extracurriculares que expandiram horizontes: monitorias, empresas juniores, estágios, projetos de pesquisas, eventos sociais e esportivos. "Cada experiência fora da sala de aula nos ensinou sobre empatia, liderança, trabalho em equipe e compromisso com a comunidade. Aprendemos que o saber não está apenas nos livros, mas também nas trocas, nos erros e acertos e nas relações que construímos".

Vitória desejou que a UFV continue sendo um espaço plural, inclusivo e transformador, e que os formandos sejam sementes de tudo o que a instituição representa.

A segunda turma também teve como paraninfa a defensora pública do Estado de Minas Gerais, Ana Flávia Soares Diniz, que escolheu, desde 2008, Viçosa como primeira e única lotação. Sua atuação é dedicada ao Direito de Família e ao enfrentamento à violência contra as mulheres, incluindo o trabalho no Programa de Extensão Casa das Mulheres, fruto da parceria entre a UFV e a Defensoria Pública.  

Honrada e agradecida por ter sido escolhida pelos formandos, a paraninfa ressaltou que na UFV eles “aprenderam que a formação humana é tão essencial quanto a técnica e que a educação só faz sentido quando atravessa a realidade social”. Ana Flávia os parabenizou pelo diploma conquistado com esforço e dedicação, e reforçou que essa realização é um privilégio, já que no Brasil apenas cerca de 22% da  população têm acesso ao ensino superior. “Por isso essa conquista deve se transformar em compromisso social, com a justiça, a dignidade humana, com a democracia e com a construção de uma sociedade mais igualitária.” Ela recomendou ainda que os novos profissionais levem a UFV não apenas no currículo, mas na forma de pensar, de agir e se posicionar no mundo. “Sigam seus caminhos com coragem para sonhar, humildade para aprender continuamente e sensibilidade para transformar realidades e sejam pessoas preparadas para fazer a diferença”.

O reitor Demetrius David da Silva presidiu a cerimônia e destacou que, ao longo do último século, "a UFV formou gerações, produziu ciência relevante, ajudou a enfrentar crises sanitárias, econômicas, sociais e ambientais, e esteve presente nos momentos decisivos da história do nosso país. Não como espectadora, mas como protagonista." Ele lembrou que a turma de formandos de janeiro de 2026 é composta pelos primeiros graduandos de um novo século da UFV. "Um século que exigirá ainda mais compromisso com a ciência, com a sustentabilidade, com a democracia, com a justiça social e com a construção de um país mais justo e desenvolvido."

Demetrius ainda ressaltou que a UFV seguirá firme em sua missão, honrando seu passado e construindo seu futuro. E esse futuro será ainda mais promissor se continuar a contar "com o vínculo permanente de seus egressos, com a energia de suas novas gerações e com a força de seus valores históricos".


 

Homenagens

Uma tradição marcante na formatura UFV é a entrega das medalhas Presidente Bernardes de prata e de ouro pela excelência que alguns formandos alcançaram durante seus cursos de graduação. Conquistaram a honraria de ouro por alcançaram o melhor coeficiente acumulado entre todos os formandos do CCA e CCE, respectivamente, Paulo Silvio Coppetti Filho, do curso de Agronomia, e Tainá Tábata Fialho Martins, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Já as medalhas de prata foram recebidas por 16 formados, que se destacaram em seus cursos.

A noite contou ainda com homenagem a todos os familiares dos graduandos, representados por Claudelice Pinheiro de Oliveira, mãe de Karolaine Pinheiro de Oliveira, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Quem também recebeu uma placa de homenageado geral foi Alexandre Antônio da Silva, porteiro da sede das Atléticas da UFV.

Todos os momentos contaram com transmissão ao vivo e a gravação continua disponível pelo canal oficial da UFV e com audiodescrição pelo @ufvmaisacessivel. Os registros da cerimônia podem ser conferidos no álbum de fotos.  

Vale lembrar que, nesta quinta-feira (5), será realizada a Colação de Grau dos formandos do campus Florestal e, na sexta-feira (6), os do campus Rio Paranaíba.