Institucional
Todos os campi
30/01/2026
Além do diploma e das lembranças do tempo de graduação, alguns estudantes da turma Formandos do Centenário levarão da UFV um item a mais em sua bagagem acadêmica: uma menção honrosa por terem se destacado em seus cursos. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa. Ali estavam 22 formandos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), esses responsáveis pela homenagem. Os dois centros foram representados na cerimônia pelos seus diretores, Mário Luiz Chizzotti (CCA) e Danielle Dias Sant’Anna Martins (CCE).
Em nome do grupo, a formanda Samara Aparecida Vieira (foto abaixo), da Engenharia Florestal, agradeceu a homenagem e revelou à plateia de convidados o significado do reconhecimento obtido pelos centros: “é emocionante porque não fala só de notas ou desempenho. Fala de tudo o que vivemos até chegar aqui; de pessoas comuns, com sonhos e esperanças, mas também com medos e inseguranças”.
Ao lembrar um pouco de sua história pessoal, afirmou: “nada disso teria sido possível sem o apoio das nossas famílias e das pessoas que caminharam conosco fora dos muros da universidade. Foram elas que seguraram a nossa mão nos dias em que tudo parecia difícil demais; que fizeram orações no mais profundo silêncio; que nos ouviram quando só queríamos desistir e que acreditaram em nós até quando nós mesmos deixamos de acreditar”. E foram para essas pessoas que Samara fez a sua homenagem: “pais, mães, avós, irmãos, companheiros e amigos, esta conquista é dedicada a vocês”.
Aos agraciados pela menção recomendou: “Que nunca nos esqueçamos de onde viemos, de quem esteve ao nosso lado e de tudo o que precisou acontecer para chegarmos até aqui. Que levemos a UFV conosco em cada passo que ainda vamos dar. E que possamos ser sempre, sinceramente, gratos”.
Em um pequeno discurso, representando os centros anfitriões do evento, a diretora do CCE (foto ao lado) disse aos homenageados que a menção honrosa é resultado do fato de que eles se dedicaram, perseveraram, acreditaram e deram o seu melhor durante a trajetória acadêmica. Danielle desejou a eles que continuem sendo a melhor versão de si mesmos. Em sua fala, destacou o papel dos técnicos, que, em sua avaliação, também contribuem para a formação dos alunos, e dos docentes, principalmente dos coordenadores de cursos, a quem define como “pais e mães dos estudantes” durante o tempo de Universidade. Danielle descreveu o dia como especial, já que marca o fim de sua participação como diretora de centro nas cerimônias de formatura. Isso porque sua gestão se encerra em abril, depois de cumprir dois mandatos.
O reitor Demetrius David da Silva (foto abaixo) também esteve presente na cerimônia, onde deixou registrado os cumprimentos aos homenageados, “pelo esforço e dedicação”, e aos pais e mães. A esses, o reitor contou um pouco sobre a história da Universidade que, em agosto, completa 100 anos, e citou exemplos para mostrar que, durante este período, a UFV cresceu mantendo a sua marca de qualidade. Dentre outros aspectos, ressaltou as notas máximas obtidas pela instituição em todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação; a excelente avaliação de cursos; o empenho e a dedicação do corpo social da instituição, e o cuidado da comunidade com o campus.
Destacou ainda a preocupação, desde a origem da Universidade, com a assistência estudantil, que possibilita a permanência dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, e o compromisso da instituição com a indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e, mais recentemente, inovação. Aos formandos, como já é tradição, lembrou: “a partir de agora vocês se tornam Embaixadores da UFV. Defendam esta Universidade e falem da UFV por onde passarem. A UFV continuará de portas abertas para cada um, sendo o porto seguro para todos vocês”.
Na mesa oficial do evento também estavam o pró-reitor substituto de Ensino, Jakson Miranda Fonseca; o diretor substituto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), Marcel Ferreira Bastos Avanza, e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baeta.
A cerimônia de homenagem dos centros de ciências já é tradicional no campus Viçosa e acontece no dia em que também se realiza a Sessão Solene Colação de Grau, onde outros formandos de destaque recebem medalhas Presidente Bernardes de ouro e prata. As menções são entregues pelos diretores dos centros, acompanhados pelos coordenadores ou representantes de cada curso. Vincenzo Cardoso Belmani (foto acima), do curso de Agronegócio, foi o primeiro a ser chamado.
Confira abaixo os nomes dos homenageados do CCA e CCE, com seus respectivos cursos. Entre eles, está Yuri Marques Portella, formando em Engenharia Civil. Era dele a comitiva maior (foto abaixo) no auditório da Biblioteca Central na manhã desta sexta-feira. Junto ao Yuri estavam da filhinha da prima às avós.
A mãe, Leila Marques de Portella, e o pai, Adnã Portella, que moram no interior do Rio de Janeiro, mais exatamente na cidade de Bom Jardim, estavam muito felizes. Yuri é o segundo filho que se forma na UFV. No ano passado, a filha Lyz Marques Portella se graduou em Nutrição e segue na UFV no mestrado no mesmo departamento.
Segundo contaram, a Universidade Federal de Viçosa não foi a primeira opção do Yuri no Sisu que, quando conseguiu a nota e veio conhecer o campus da UFV, “ficou apaixonado”. Aqui, de acordo com a mãe, ele fez muitos amigos. “A gente se sentiu honrado com o corpo docente, a estrutura da Universidade, com a limpeza; tudo maravilhoso. É uma alegria imensa vê-lo formar e uma emoção indescritível”, revelou. “Sem palavra para definir o sonho de ver o filho se formar em uma federal, ainda mais na UFV”, completou o pai.
Centro de Ciências Agrárias
Karolaine Pinheiro de Oliveira - Engenharia Agrícola e Ambiental
Laura de Moura Fialho - Cooperativismo
Mariana Quintão Braga - Zootecnia
Samara Aparecida Vieira - Engenharia Florestal
Vincenzo Cardoso Belmani - Agronegócio
Vitor Moreira Moreno - Agronomia
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ana Júlia Carmanini Ferreira - Engenharia de Alimentos
Ana Luiza Dias Franco - Licenciatura em Matemática
André Luiz Feijó dos Santos – Ciência da Computação
Arthur Lopes Magalhães - Engenharia Mecânica
Carlos Pires Gomes Souza - Licenciatura em Física
Cezar Manoel Vieira Mafra - Engenharia de Produção
David Leal Valentim - Engenharia Elétrica
Giovana Barros Magalhães - Licenciatura em Química
Isadora Maria Merighi de Freitas Tortelote - Bacharelado em Química
Karen Oliveira Peduto - Arquitetura e Urbanismo
Luane Araujo Sanseverino - Engenharia Ambiental
Misael César Isaac Muniz – Bacharelado em Física
Paula Monik Araujo Soares - Engenharia Química
Tamires Souza Silva - Ciência e Tecnologia de Laticínios
Tatiana Pereira Bueno - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica
Yuri Marques Portella - Engenharia Civil
Mais fotos do evento estão no álbum disponível flic.kr/s/aHBqjCJ3fp.
Institucional
Inscrições para processo seletivo da Licenciatura em Educação do Campo terminam nesta segunda
30/01/2026
Institucional
Último dia para candidatos do Sisu participarem da lista de espera
30/01/2026
Institucional
Cerimônia homenageia formandos do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
30/01/2026
Institucional
MEC divulga resultado do Sisu 2026. UFV matricula selecionados a partir de segunda-feira
29/01/2026
Inscrições para processo seletivo da Licenciatura em Educação do Campo terminam nesta segunda
30/01/2026
Último dia para candidatos do Sisu participarem da lista de espera
30/01/2026
Cerimônia homenageia formandos do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
30/01/2026
MEC divulga resultado do Sisu 2026. UFV matricula selecionados a partir de segunda-feira
29/01/2026
Nesta sexta tem Colação de Grau no campus Viçosa e cerimônia de homenagem do CCA e CCE
30/01/2026