Institucional
Campus Viçosa
23/01/2026
A cada formatura, no campus Viçosa da UFV, os centros de ciências homenageiam os estudantes que mais se destacaram em seus cursos de graduação. Da turma de formandos de janeiro de 2026 e dos cursos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) — que celebraram a conclusão da graduação na última semana —, 24 deles receberam certificados de reconhecimento de desempenho.
A cerimônia de homenagem aconteceu na sexta-feira (23), no auditório da Biblioteca Central. Na foto, da dir. para a esq., estão a vice-reitora Rejane Nascentes; o diretor do CCH, Odemir Baeta; a diretora do CCB, Fabiana Melo; a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Mário Chizzotti, e o representante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Joaquim Mendes.
A formação de qualidade “é uma marca da UFV”, destacou o diretor do CCH, Odemir Baeta — que falou também em nome da diretora do CCB, Fabiana Melo. De acordo com ele, essa qualidade é referenciada em muitos momentos, como em ranqueamentos e outras avaliações externas, dentre as quais estão exames que egressos de algumas áreas do conhecimento são submetidos para exercerem determinadas funções. Este é o caso da advocacia e da contabilidade, Odemir exemplificou, cujos profissionais formados pela UFV, no âmbito do CCH, têm obtido excelentes resultados. “Não tenho dúvida da empregabilidade dos nossos egressos, e deste seleto grupo, que estará apto a dar continuidade às suas carreiras, a serviço da sociedade brasileira”, afirmou.
A homenagem, tanto o diretor do CCH quanto a vice-reitora Rejane Nascentes ressaltaram, abrange os profissionais que acompanharam os estudantes durante os anos da graduação. Coordenadores de curso, professores, técnicos e demais colaboradores foram citados como fundamentais no processo de formação.
“Colar grau na UFV é motivo de orgulho, e receber esta homenagem torna a conquista ainda mais especial e memorável”, Rejane comentou, sem deixar de lembrar dos desafios comuns no dia a dia de um estudante de graduação. “Este reconhecimento reflete trajetórias marcadas por dedicação, construídas ao longo desse percurso”, acrescentou.
A vice-reitora ainda falou da preocupação e do cuidado da Universidade com os estudantes e toda a infraestrutura, oferecendo o necessário e possível, dentro e fora das salas de aula, para que todos se sintam bem e possam se desenvolver durante os anos da graduação. “A UFV não é apenas um lugar onde se estuda, é um complexo enorme, com história consolidada, vivências acadêmicas diversificadas, excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, que, desde 1926, proporciona realizações e alegrias para tantas pessoas”, disse.
"Faz jus a esta homenagem um(a) estudante de cada curso que, ao concluir o curso de graduação, apresentar maior coeficiente de rendimento acumulado entre seus pares. Desde que: não seja agraciado com a Medalha Presidente Bernardes, não seja reingressante no curso e que tenha cursado, em média, um mínimo de 15 créditos por período letivo".Do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, foram homenageados:
Do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, foram homenageados:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Todas as fotografias estão em flic.kr/s/aHBqjCHoiT.
Institucional
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências
12/05/2026
Institucional
9ª Feira de Empreendedorismo da UFV-Florestal tem recorde de público
12/05/2026
Institucional
Divulgado edital de seleção pública de patrocinadores para Festival Meia Maratona UFV
12/05/2026
Institucional
Governador de Minas visita UFV nesta quinta-feira para anunciar recursos para Hospital Universitário
12/05/2026
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências
12/05/2026
9ª Feira de Empreendedorismo da UFV-Florestal tem recorde de público
12/05/2026
Divulgado edital de seleção pública de patrocinadores para Festival Meia Maratona UFV
12/05/2026
Governador de Minas visita UFV nesta quinta-feira para anunciar recursos para Hospital Universitário
12/05/2026
Divulgados projetos aprovados no quarto edital do Proladi
11/05/2026