Institucional

Todos os campi

Sisu 2026: Optar pela UFV é trilhar um caminho de oportunidades em uma universidade centenária

12/01/2026

Em quase 100 anos de história, a UFV já formou cerca de 60 mil profissionais. Além de um ensino de qualidade, quem estuda na Universidade tem a possibilidade de trilhar uma trajetória acadêmica com muitas possibilidades em pesquisa, extensão e inovação. Quer conhecer algumas? Mas, antes, confira no vídeo, um pouco da emoção que é se formar na UFV. 

 

No ensino

Quem chega à Universidade com necessidade de apoio acadêmico e pedagógico em áreas do conhecimento, como Biologia, Bioquímica, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química, pode contar com a ajuda de veteranos e pós-graduandos nos programas de tutoria e monitoria. A contrapartida também acontece. Para aqueles que têm habilidades, competências didáticas e domínio do conteúdo de disciplinas, é possível atuar como tutor e como monitor.

O estudante também pode participar de projetos como o de Pesquisa em Ensino (Piben) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Esse último é uma iniciativa do Ministério da Educação e é oferecido apenas a estudantes dos cursos de licenciatura para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica. Em todos os programas, são oferecidas bolsas que ajudam o estudante a se manter no dia a dia. Mas, para isso, é preciso participar dos processos seletivos, cujos editais são frequentemente divulgados nas mídias da UFV. 

 

Na pesquisa

Após a conclusão de, pelo menos, um período do curso de graduação em que está matriculado, o estudante pode participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esse programa ajuda a despertar a vocação científica e a incentivar novos talentos para a pesquisa. O Pibic UFV conta com diferentes editais e também concede bolsas. Depois de formado, há ainda a possibilidade de o estudante continuar realizando pesquisas na Universidade em um de seus programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas.

 

Na extensão

Na UFV, a extensão acontece por meio de projetos, programas, cursos e oficinas que ajudam aproximar a Universidade da sociedade. Essas atividades, inclusive, fazem parte da grade curricular de todos os cursos. A exemplo do que acontece com relação ao ensino e à pesquisa, muitos projetos de extensão também concedem bolsas e são interdisciplinares, ou seja, envolvem estudantes e professores de diferentes cursos e departamentos.

Um projeto famoso do qual a Universidade está sempre presente é o Rondon (foto), coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções para problemas de comunidades carentes do país. Em 2025, a UFV recebeu uma placa de homenagem por ser uma das universidades que mais participaram de operações do Projeto Rondon: 30 ao todo. Tem também a Semana do Fazendeiro, que acontece há mais de 90 anos e que abre oportunidades para estudantes de todas as áreas.

 

Inovação e empreendedorismo

Cada vez mais a UFV tem incentivado em seus alunos a cultura da inovação e empreendedorismo. Um exemplo disso é a Central de Empresas Juniores (Cemp), unidade vinculada ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Viçosa (CenTev). Atualmente, a Central reúne 43 empresas juniores (30 no campus Viçosa, 7 no campus Rio Paranaíba e 3 no campus Florestal) onde, em 2025, atuaram mais de 600 estudantes. Essas empresas realizam projetos e consultorias com relevância acadêmica e social. Não há um período certo para tentar uma vaga; depende da gestão de cada uma.

 

Gosta de trabalhar em equipe?

Dentre outras iniciativas, o Programa de Educação Tutorial (PET) é uma ótima oportunidade para se trabalhar, em equipe, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Suas ações envolvem grupos de estudantes, com a tutoria de um professor. A UFV oferece atualmente PETs vinculados aos cursos de Administração, Biologia, Bioquímica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Nutrição e Educação, e também o Conexões de Saberes – Educação.

 

Tem interesse em aprender ou aprimorar uma língua estrangeira?

No campus Viçosa, há o Programa de Extensão em Ensino de Línguas (Prelin), que oferece cursos regulares (permanentes e/ou eventuais) de línguas estrangeiras em níveis básico, intermediário e avançado. Inclusive, esse programa é um campo de estágio para os alunos dos cursos de Letras e de Secretariado Executivo Trilíngue. São oferecidos a toda a comunidade acadêmica e de Viçosa cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas acontecem presencialmente, mas há também turmas no formato virtual.

 

Quer participar de intercâmbios?

A UFV mantém acordos de cooperação com universidades em várias partes do mundo, por meio dos quais os estudantes podem participar de programas de mobilidade acadêmica internacional ao longo da graduação. Além da mobilidade presencial, a UFV também promove a internacionalização em casa, oferecendo disciplinas regulares em língua estrangeira, intercâmbios virtuais (Virtual Mobility), cursos de curta duração e atividades acadêmicas com participação internacional. É só ficar atento aos editais divulgados pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade e se preparar com um bom desempenho acadêmico e investindo no conhecimento de uma língua estrangeira, especialmente o inglês e, quando exigido, na língua do país de destino.

 

 

Pretende estagiar?

As atividades de estágio que o estudante realiza durante a graduação – exigidas ou não nas matrizes curriculares dos cursos – são registradas e legalizadas nos serviços de estágios dos campi. São estes setores que divulgam oportunidades e disponibilizam orientações sobre estágios curriculares e não-curriculares. Muitos deles, inclusive, são oferecidos por setores ou unidades da Universidade.

Na UFV, há ainda oportunidades para os estudantes nas áreas de cultura e esporte, e também ações de cuidado à saúde física e mental. Para saber mais, acompanhe as informações que estão sendo divulgadas, esta semana, no site, no Facebook e no Instagram da UFV.