Institucional

Todos os campi

Participantes do Projeto Rondon contam experiências e entregam ao reitor homenagem recebida do Ministério da Defesa

01/09/2025

Os professores Guilherme Martin (Departamento de Microbiologia) e Rosângela de Freitas (Departamento de Tecnologia de Alimentos) e parte da equipe de estudantes do campus Viçosa que participaram da Operação Amazonas do Projeto Rondon estiveram na reitoria na tarde de sexta-feira (29). Ali foram recebidos pelo reitor Demetrius David da Silva e pela vice-reitora Rejane Nascentes, para quem relataram a experiência vivida por quase um mês no município de Tabatinga (AM).

Eles também entregaram ao reitor uma placa de homenagem (clique na foto ao lado para conferir) concedida à UFV pelo Ministério da Defesa, por ser uma das universidades que mais participaram de operações do Projeto Rondon: 30 ao todo. Durante a visita à reitoria, os estudantes se revelaram emocionados com a experiência vivida, para muitos “difícil de explicar”. Na busca por palavras que definissem os sentimentos, destacaram a “riqueza cultural” a que tiveram acesso, o “aprendizado” obtido com um povo acolhedor e receptivo, a “transformação” deles como cidadão e o “impacto” de conhecer e sobrevoar a Amazônia.

Tudo foi perfeito; nada deu errado, de acordo a equipe do campus Viçosa que participou de parte das ações do Conjunto B da operação: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. O professor Guilherme, que coordenou a equipe, confirmou isso, lembrando que a experiência foi a melhor possível, superando as expectativas. “Para além das atividades que os rondonistas executaram lá brilhantemente, estar na Amazônia e fazer este trabalho de extensão no meio da Floresta Amazônica, junto a comunidades indígenas, não tem valor que pague. Foi uma experiência transformadora. Temos certeza que os estudantes voltaram com a Amazônia para cá e vão espalhar um pouquinho da semente da preservação e da importância da proteção aos povos originários”.

Com os estudantes da equipe, o professor Demetrius compartilhou a certeza que tinha de que voltariam transformados com a experiência: “é a realidade de quem participa do Rondon”, que possibilita viver o ensino na prática e conhecer uma nova cultura para que, inclusive, se aprenda a respeitá-la. O reitor agradeceu o empenho da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), para garantir a presença da UFV no Projeto, e aos estudantes, por terem representado tão bem a Universidade. Recomendou a eles que repassem suas experiências para que mais pessoas participem e afirmou que, se depender da administração da Universidade e da PEC, a UFV continuará presente em novas operações do Rondon.

Também na reitoria, para receber os estudantes, estavam o diretor de Extensão da UFV, João Marcos de Araújo, e o pró-reitor de Extensão e Cultura José Ambrósio Ferreira Neto, que lembrou aos estudantes a oportunidade que tiveram de conhecer o Brasil real que poucos têm. Destacou o quão gratificante é saber que o Rondon e a extensão contribuirão para a formação profissional e cidadã dos estudantes. Esse é um diferencial da UFV, na opinião do pró-reitor. Além do conhecimento, o corpo profissional sai da instituiçao com mais empatia e alteridade. "O Rondon ajuda muito nisso”, avaliou.

Mais fotos do encontro na reitoria podem ser conferidas em https://www.flickr.com/photos/galeriaufv.

Participação da UFV

Em 2025, duas equipes representaram a UFV no Amazonas. Além de Viçosa, a Universidade ainda marcou presença na cidade Barcelos, com uma equipe do campus Rio Paranaíba, coordenada pela professora do curso de Química Vânia Maria Valente. Eles também desenvolveram ações do Conjunto B relacionadas à Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. O grupo, com 10 integrantes da comunidade universitária, ofereceu dezenas de oficinas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e a redução de desigualdades regionais.