Institucional

Campus Viçosa

Sisu 2026: formação de excelência na tranquilidade do interior de Minas Gerais

15/01/2026

Estudantes no campus Rio Paranaíba

Ingressar no ensino superior, para aqueles que estão saindo do ensino médio, pode representar uma grande mudança de vida. O ambiente e a rotina são distintos: geralmente, há mais espaços para ir e vir, outras dinâmicas de ensino e aprendizado e mais independência e responsabilidade. Sem contar que muitos mudam de casa, cidade e até de estado. Neste momento, é necessário tempo para se acostumar; mas algumas escolhas, como a da instituição de ensino superior, podem contribuir para que esse processo aconteça rapidamente. A UFV é uma excelente opção, tanto pela qualidade da educação e da ciência quanto pela infraestrutura moderna, equiparadas aos grandes centros de ensino e pesquisa, oferecidas na tranquilidade do interior de Minas Gerais.

Para início de conversa, a UFV é conhecida como uma das universidades mais bonitas do país. Cada campus tem suas características — afinal, estão em biomas diferentes: o de Viçosa e o de Florestal estão na Mata Atlântica e o de Rio Paranaíba, no Cerrado —, mas todos são muito bem cuidados e estimulam as atividades acadêmicas e momentos de lazer e de exercícios físicos. As áreas verdes, que incluem vias arborizadas, jardins e gramados, são cenário para as caminhadas até os pavilhões de aula ou para os descansos entre as aulas.

As áreas verdes contribuem com o bem-estar da população e são fundamentais para a preservação do meio ambiente: as matas que circundam a instituição guardam espécies vegetais e animais, nascentes e cursos de água e servem a muitos estudos

Os campi mais antigos ainda encantam com suas edificações históricas. A maioria está em Viçosa e três delas se destacam: Edifício P. H. Rolfs, onde está a reitoria; Edifício Arthur da Silva Bernardes (foto abaixo, à esq.), conhecido como prédio principal e pelos setores administrativos que abriga; e Edifício Bello Lisboa, uma das moradias estudantis da UFV. Todas foram construídas na década de 1920 — são centenárias — e seus nomes homenageiam os fundadores da instituição. Em Florestal (foto abaixo, à dir.) também estão edificações da primeira metade do século XX.

Os três campi são atendidos pelo transporte público, sem o trânsito dos grandes centros urbanos. Dentro deles, é possível se deslocar entre uma atividade acadêmica e outra caminhando; exceto quando estas são realizadas em áreas afastadas, como as Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepes). Nestes casos, a UFV disponibiliza veículos.

No campus Viçosa, há um ônibus que realiza o deslocamento de estudantes e servidores docentes e técnicos entre as proximidades dos restaurantes universitários no horário do almoço, e é um sucesso. Ele é conhecido como Capivarão! No Instagram, a própria comunidade universitária deu sugestões e fez a escolha do nome.

Aliás, tanto mobilidade quanto acessibilidade estão na UFV, que, cada vez mais, está preparada para receber a todos. Nos últimos anos, os pisos táteis, faixas elevadas para pedestres, ciclofaixas e até a troca do sistema de iluminação transformaram a instituição.

Sim, ao chegar à UFV, o visual impacta! E revela a grandeza e variedade de ações da instituição. Em cada edificação estão espaços onde professores, técnicos e colaboradores comprometidos com a Universidade viabilizam a educação e a ciência em diferentes áreas do conhecimento. Classificações em ranqueamentos nacionais e internacionais, pesquisadores incluídos em listas de mais influentes do mundo, publicações em periódicos científicos de destaque, depósitos de patentes de invenção e outras distinções fazem parte do portfólio da instituição.

O Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro) é um desses espaços de renome: realiza pesquisas para a criação de produtos e processos biotecnológicos de interesse da sociedade há mais de 30 anos, colecionando prêmios de inovação tecnológica, muitas delas essenciais para a agropecuária brasileira. Já o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) é um reconhecido ambiente de empreendedorismo, inovação e negócios de base tecnológica do país.

Além de investimentos constantes, para modernização e manutenção dos campi, a UFV abriga iniciativas parceiras que contribuem com as formações que oferece. Como a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que realiza a gestão administrativa-financeira de projetos da Universidade e tem, entre suas unidades, o Laticínio Escola (foto ao lado). Este produz o Doce de Leite Viçosa, premiado como o melhor do Brasil, e serve como laboratório de apoio a aulas práticas. A Funarbe também mantém o Supermercado Escola dentro do campus Viçosa, que, mais do que um ponto de venda, proporciona vivências de logística, gestão e atendimento para estudantes.

Enfim: são muitos espaços, setores e serviços para assimilar. Por isso, a Universidade conta com a Central de Atendimento aos Públicos e diversas ferramentas para apoiar quem chega até ela.

O mapa do campus Viçosa (abaixo) é um exemplo. Nele, é possível clicar nos ícones e acessar dados sobre a história e o funcionamento da UFV e informações de serviço, como os contatos da Divisão de Vigilância, assim como fotografias e outros materiais. Edificações históricas, setores mais procurados, siglas… Há muitos dados e o mapa é atualizado constantemente. Ainda é possível navegar a partir do menu lateral.

Sugestão de vídeos sobre a UFV:

 

Estrutura administrativa e acadêmica

Tão importante quanto a estrutura física é a estrutura administrativa e acadêmica; mais uma grande distinção entre os ensinos médio e superior.

Na UFV, em geral, os estudantes têm muito contato com os professores, coordenadores e com as secretárias e secretários dos cursos de graduação. A maioria das demandas estudantis são atendidas ou encaminhadas sob orientação desses profissionais, que estão organizados dentro das estruturas dos departamentos e dos centros ou institutos de ciências — órgãos que administram as atividades acadêmicas por áreas do conhecimento.

Eventualmente, os estudantes também solicitam ou acessam algum serviço das pró-reitorias, como a Pró-reitoria de Ensino (PRE) e a sua Diretoria de Registro Escolar (RES). A matrícula dos calouros, por exemplo, é realizada pelo RES, assim como a divulgação dos horários das aulas, horários das provas e do calendário escolar.

Para aqueles que participarão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na próxima semana, é importante ressaltar: fiquem tranquilos! Afinal, a UFV sempre recebe e orienta os novos estudantes — e seus familiares ou responsáveis —, com o Integra Calouros. Este evento tem vários dias e uma série de ações virtuais e presenciais para explicar a rotina na Universidade, seus procedimentos, solicitações, prazos… Tudo no seu tempo. Por enquanto, o que precisa estar claro é que a UFV é para você!

Para saber mais, acesse outras notícias divulgadas, nesta semana, no site e nas redes sociais da instituição: