Institucional

Todos os campi

Reunião do Foripes celebra dois anos da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica

09/12/2025

Uma cerimônia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizada nesta terça-feira (9), abriu a celebração dos dois anos de criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, uma articulação que envolve 19 instituições de educação superior (IES) públicas de Minas Gerais, todas vinculadas ao Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes). O objetivo da Rede é desenvolver políticas institucionais e interinstitucionais comprometidas com a valorização do professor e das escolas, em prol do fortalecimento da dimensão pública da educação básica.

Presidida pelo reitor da UFV Demetrius David da Silva, presidente do Foripes, e pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, a cerimônia contou com a participação do secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares da Silva (à esquerda. na foto abaixo, com o reitor Demetrius). Durante o evento, o secretário destacou as ações e desafios da educação no estado e comentou sobre o potencial de Minas Gerais no que diz respeito ao ensino superior. Isso porque, segundo o secretário, Minas é o estado com mais instituições públicas (estaduais e federais) de ensino superior do país. Nesse sentido, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, que conta com a representação de todas as IES de Minas.

Como primeiro passo para o fortalecimento desta parceria, o secretário propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) junto às instituições de ensino superior que compõem o Foripes, para a discussão de possíveis termos de cooperação com a SEE. Dentre os temas sugeridos para debate elencou a formação de professores, o ensino técnico em edital específico para as IES públicas e iniciativas de formação complementar aos estudantes da educação básica nos espaços das instituições de educação superior.

O presidente do Foripes considerou a proposta de parceria e de trabalho conjunto com a Rede Estadual um caminho pelo qual se vislumbram soluções para os desafios que vêm sendo enfrentados pelas IES, dentre os quais a menor capacidade de atração de estudantes para o ensino superior. “Isso tem se tornado cada vez mais difícil, em função, por exemplo, da redução do número de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. Segundo cálculos do Ministério da Educação (MEC), o Enem 2025 registrou, em média, 30% de abstenção nos dois dias de aplicação do Exame.

A celebração se estendeu durante a tarde, com encontros das equipes das IES que coordenam os trabalhos da Rede Mineira, para a socialização de experiências e fortalecimento de suas ações.

Fotos: Cedecom UFMG