Institucional
Todos os campi
16/06/2026
.
Está aberta a primeira Chamada Pública do BioInova Hub, novo ecossistema mineiro de promoção e aceleração de negócios em bioeconomia. Para marcar a data, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) da UFV promoverá o Workshop de Lançamento - Ciclo 01 - Edição Viçosa, nesta sexta-feira (19), às 14h30, no auditório do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), no campus Viçosa.
Voltado àqueles que têm uma ideia inovadora ou um negócio em estágio inicial na bioeconomia, o workshop será uma oportunidade para entender e participar do edital. Um dos destaques será o painel Da bancada ao mercado: experiências de uma trajetória em biotecnologia, com o professor e pesquisador da UFV Gustavo Costa Bressan, sócio da Recombine Biotecnologia — um caso de sucesso na transformação de ciência em negócio.
Durante o evento, a coordenadora do Hub, professora Ana Cláudia Azevedo, do Departamento de Administração da UFV, apresentará o Edital Ciclo 01 (regras, elegibilidade, etapas de seleção, benefícios e dicas para concorrer).
As vagas são limitadas e as inscrições prévias, obrigatórias, devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico.
Equipes de qualquer lugar do Brasil, com, no mínimo, dois integrantes maiores de 18 anos — entre estudantes (técnico, graduação e pós), professores, pesquisadores, técnicos, produtores, empresários, microempresário Individuais (MEIs), profissionais liberais e autônomos. Startups e projetos de base tecnológica, com ou sem constituição jurídica formal, também podem participar. Os selecionados terão acesso à trilha de pré-aceleração, mentorias, capacitações e apoio no desenvolvimento do modelo de negócio. Todas as informações, incluindo link para inscrições estão disponíveis no edital.
O BioInova Hub é uma iniciativa criada para viabilizar e fortalecer a atuação de núcleos de inovação em bioeconomia, articulando instituições, competências e ambientes de inovação em Minas Gerais. Sua proposta combina pré-aceleração, apoio ao desenvolvimento de negócios, articulação institucional e geração de inteligência estratégica para apoiar projetos, startups e spin-offs de base tecnológica.
É coordenado pelo IPPDS-UFV, em parceria com as universidades federais de Uberlândia (UFU) e Itajubá (Unifei), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o que reforça a relevância institucional da iniciativa para a UFV e para Minas Gerais.
Institucional
BioInova Hub abre edital e realiza workshop de lançamento nesta sexta
16/06/2026
Cultura
Professora lança livro Romantismo Paulista em Contos Acadêmicos
16/06/2026
Falecimento
Mário Ramos Vilela (1939-2026)
16/06/2026
Institucional
Nota sobre estragos causados pela chuva desta segunda-feira
16/06/2026
BioInova Hub abre edital e realiza workshop de lançamento nesta sexta
16/06/2026
Nota sobre estragos causados pela chuva desta segunda-feira
16/06/2026
Governo federal orienta sobre expediente nos dias de jogos da seleção brasileira
15/06/2026
Abertos prazos de inscrição e submissão de trabalhos para Simpósio de Integração Acadêmica de 2026
15/06/2026
UFV é destaque no Enade das Licenciaturas com 11 cursos avaliados com conceito 5
12/06/2026