Institucional

Todos os campi

UFV recebe comissão que acompanha implantação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba

09/12/2025

O campus Rio Paranaíba (CRP) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu, nessa segunda-feira (8), a visita de representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem/MEC). O encontro, que contou com a participação do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes e do diretor-geral do CRP, Renato Ruas, teve como objetivos conferir os campos de prática, alinhar os trâmites administrativos, pedagógicos e estruturais relativos à implantação do curso de Medicina no CRP. 

Dione Maciel, Michelle Alves e Simone Appenzeller, integrantes da Camem/MEC, puderam conhecer de perto a estrutura disponível na região para a formação dos futuros médicos. A comitiva visitou hospitais, policlínicas e Unidades Básica de Saúde (UBS) nas cidades de São Gotardo e Serra do Salitre para avaliar aspectos como infraestrutura, fluxos de atendimento e capacidade formativa dos serviços. No retorno a Rio Paranaíba, a comissão foi recebida pelo prefeito Alvimar Adriano Alves, pelo vice-prefeito Lucas Silva e por membros da administração municipal envolvidos na execução da obra do novo hospital do município, considerada estratégica para a consolidação da rede de atenção à saúde regional.

Segundo os representantes do MEC, no CRP foi possível identificar uma infraestrutura robusta para a formação médica e uma rede de saúde fortalecida

Michelle Alves, coordenadora da comissão do MEC, ressaltou que a interiorização das escolas médicas é uma prioridade do governo federal, ação que busca reduzir vazios assistenciais e garantir a formação de novos profissionais qualificados em todas as regiões do país. Segundo ela, no CRP foi possível identificar uma infraestrutura robusta para a formação médica e uma rede de saúde fortalecida. “Saímos com a percepção de que há um forte alinhamento entre os gestores da saúde, além de um grande comprometimento da reitoria, da direção do campus e dos docentes envolvidos”, afirmou.

O reitor Demetrius David da Silva destacou a importância de receber a equipe da Camem/MEC para uma avaliação in loco das condições dos campos de prática nas cidades de São Gotardo, Serra do Salitre, Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba, municípios que se uniram em um esforço conjunto para viabilizar a criação do curso de Medicina. Segundo o reitor, “vivenciar esse momento representa a concretização de um sonho antigo da instituição e da comunidade regional”. Ele afirmou que o curso terá início em 2026, com o começo das aulas previsto para agosto.

O reitor também destacou que a UFV aguarda, ainda para este ano, a portaria do MEC com a liberação dos 13 códigos de vagas para o começo do processo de abertura dos editais para contratação dos docentes. E, para o início de 2026, esperam-se também os códigos de vagas para contratação de técnicos administrativos, além de recursos na ordem de R$ 10 milhões, necessários para equipar os laboratórios que darão suporte ao curso pelos primeiros dois anos de atividades.

Encerrando a agenda do dia, a comitiva participou de uma reunião com representantes do poder público e gestores dos campos de prática nos quatro munícios da região envolvidos na criação do curso. No encontro, foram discutidos aspectos técnicos, acadêmicos e logísticos necessários para o avanço do projeto. Para o diretor-geral do campus, Renato Ruas, a agenda de trabalho foi extremamente positiva, pois, além de consolidar a viabilidade técnica da implantação do curso de medicina no CRP - tendo em vista que esta foi a segunda visita in loco da Camem/MEC -, possibilitou também a realização de reuniões presenciais internas com a equipe da UFV e, com isso, foram realizados ajustes finais na construção da proposta que está sendo submetida ao MEC.

A equipe multicampi responsável por acompanhar a implantação do curso de Medicina é composta pela diretora de Ensino do CRP, Vânia Maria Moreira Valente; pelos professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (IBP), Karine Oliveira Gomes e Marcelo Ribeiro Pereira, que são o núcleo docente estruturante do curso; e pela professora do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) do campus Viçosa da UFV, Débora Carvalho Ferreira.