Oportunidades
Campus Viçosa
21/11/2025
Na próxima quinta-feira (27), o programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) promoverá uma oficina sobre Segurança Digital direcionada a pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com o programa, a oficina vem suprir as necessidades do baixo letramento digital dessa faixa etária no Brasil. Dados do IBGE revelaram que, em 2024, 70% dos brasileiros 60+ informavam ter acesso à internet. Por outro lado, 66% desses usuários afirmavam não saber como usar os recursos disponíveis.
A iniciativa da Unapi também está conectada com o Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura o direito à educação e à inclusão digital como forma de promover o envelhecimento ativo. Está alinhada ainda com os princípios que orientam as integrantes da Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa, da qual a UFV faz parte.
Com duração de duas horas, a oficina sobre Segurança Digital abordará, de maneira prática, conteúdos sobre golpes digitais, englobando desde segurança no uso de WhatsApp, falsos boletos, links suspeitos, perfis falsos, ligações fraudulentas, até privacidade nas redes sociais. A atividade será conduzida pela estudante de mestrado em Ciência da Computação Kátia Souza, colaboradora do programa de extensão.
As inscrições gratuitas poderão ser realizadas na sede da Unapi, que funciona na casa 6 da Vila Giannetti, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As vagas são limitadas.
Serviços
Divulgado cronograma para reserva de auditórios e espaços abertos do campus Viçosa
21/11/2025
Premiação
Projeto de arquitetura desenvolvido na UFV recebe Prêmio Vanguarda 2025
21/11/2025
Institucional
Divulgados locais de realização das provas do Pases
21/11/2025
Premiação
Trabalho desenvolvido na Universidade conquista Prêmio Minas de Economia
20/11/2025