Eventos

Todos os campi

Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes realiza evento sobre epistemologias negras

17/11/2025

Epistemologias negras: compreendendo o lugar do corpo negro no esporte é o tema da palestra, em formato on-line, que o Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (Leos) promoverá nesta quarta-feira (19), às 19h15. O evento é aberto a estudantes, professores e técnicos interessados em estudos voltados às questões étnico-raciais.

Segundo os promotores, a proposta do encontro é "instigar o público a estabelecer diálogos e reflexões sobre atletas negros, a partir dos saberes produzidos por intelectuais negros, que desafiam olhares coloniais e ampliam as formas de reconhecer o corpo como espaço de resistência, saberes e identidade".

A palestrante convidada será Catarina Messias Alves, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Educadora e pesquisadora com atuação no campo das Relações Étnico-raciais e Educação Física, ela coordena a área científica Memória e Patrimônio, da Associação Brasileira de Pesquisadoras Negras e Negros (ABPN). Integra ainda o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC) e colabora com o projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia do evento, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Os participantes inscritos receberão, por e-mail, o acesso à sala de reunião.