Institucional

Todos os campi

Diretor do CCH visita universidades do Japão para parcerias acadêmicas e culturais

15/11/2025

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baeta, representou a UFV em uma viagem recentemente realizada no Japão, onde visitou três universidades, visando futuras parcerias para intercâmbios acadêmicos e científicos de estudantes de diferentes níveis de formação e também docentes. Ele esteve na Universidade da Província de Kyoto (KPU), na Universidade de Sophia e na Universidade de Estudos Internacionais de Kanda (KUIS). Em todas elas, o professor Odemir participou de reuniões oficiais, conheceu projetos e as estruturas física, administrativa e acadêmica das instituições.

Na KPU, o encontro oficial se deu com Ryuzo Masaki, diretor de Relações Internacionais, setor, inclusive, que já encaminhou uma documentação para a Diretoria de Relações Internacionais da UFV, demonstrando interesse em formalizar um acordo de cooperação. Nessa universidade, a reunião foi intermediada pelo egresso do curso de Agronomia da UFV nos anos 1990, André Freire Cruz, docente pesquisador no Japão há mais de 25 anos.



Na Universidade de Sophia (foto acima), o professor Odemir esteve com a diretora Akiko Koyasu, responsável pela Faculdade de Estudos Estrangeiros, que conta com um departamento de estudos brasileiros. Ali, ele também se reuniu com docentes do Brasil que atuam com pesquisa e ensino há mais de 30 anos no Japão. Já na Universidade de Estudos Internacionais de Kanda (foto abaixo), além dos compromissos oficiais, o diretor do CCH pôde visitar salas de aula com japoneses recebendo formação de língua portuguesa e cultura brasileira.

Para Odemir, “as visitas foram bastante produtivas e abriram boas perspectivas para que instituições japonesas sejam destinos de treinamento em nível de doutorado sanduíche para os estudantes da UFV e pós-doutorados para os docentes de diferentes áreas, além de possibilitar treinamentos de curta duração. A UFV também poderá ser destino para estudantes e docentes da KPU, Sophia e KUIS”. O professor identificou ainda possibilidades de organização de mostras artísticas em organismos e universidades japonesas, realizadas em parceria entre o CCH e o Instituto Guimarães Rosa, unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela promoção da cultura e da língua portuguesa no exterior e cooperação educacional com outros países.