Oportunidades
Todos os campi
20/10/2025
O Departamento de Nutrição e Saúde (DNS), em parceria com o Ministério da Saúde, está oferecendo acompanhamento para pessoas pré-diabéticas. O objetivo é acompanhar os participantes em risco, realizando as intervenções necessárias, a fim de prevenir o diagnóstico definitivo de diabetes mellitus tipo 2. Segundo a professora Josefina Bressan, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição/DNS da UFV e coordenadora do projeto, a iniciativa é baseada no Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-Dia).
Os interessados em participar devem ter mais de 18 anos, com sobrepeso ou obesidade, possuir diagnóstico médico de pré-diabetes e não ter realizado acompanhamento nutricional, nem praticado atividades físicas individualizadas, nos últimos seis meses. Os participantes serão monitorados durante três anos por nutricionistas do projeto. Nesse acompanhamento, serão realizadas orientações para mudanças do estilo de vida e prescritos dois tipos de dietas para prevenir o diabetes, com acompanhamento nutricional individualizado e realização de exames bioquímicos, sem custos.
As inscrições deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico. Para mais informações, entrar em contato com as nutricionistas Grasiely Fernandes (31 98522-2240) ou Olivia Coelho (33 99825-9605).
O projeto Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 em indivíduos brasileiros: Ensaio Clínico Randomizado (estudo Proven-DIA) está sendo desenvolvido em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Hospital Beneficência Portuguesa. Conta com 30 centros de pesquisa de todo o país e 1.590 participantes. A UFV é um dos centros envolvidos no projeto.
UFV na Mídia
UFV na Mídia: pesquisa realizada no âmbito da pós-graduação em Economia Aplicada é destacada pela Agência Bori
21/10/2025
Institucional
Mesa-redonda sobre oportunidades de parcerias e batalhas de pesquisa foram destaques do SIA nesta terça
21/10/2025
Institucional
Com exceção da mostra fotográfica, Semana do Servidor tem programação cancelada
21/10/2025
Institucional
UFV consegue novas funções comissionadas para coordenadores de cursos e regulariza situação histórica
21/10/2025