Institucional
Todos os campi
06/10/2025
Uma turma de 30 professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo (UTEQ), localizada na cidade de Quevedo, no Equador, está no campus Viçosa, esta semana, para participar do curso Métodos Ativos de Ensino e Aprendizagem, organizado exclusivamente para eles pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). Entre os docentes está a reitora daquela universidade, Yenny Guiselli Torres Navarrete. Todos foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (6) em uma cerimônia no Salão Nobre do edifício Arthur Bernardes.
As boas-vindas foram dadas pelo reitor Demetrius David da Silva, a vice-reitora Rejane Nascentes, o diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, a representante da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) Cláudia Gomes de Castro e o pró-reitor de Extensão e Cultura José Ambrósio Ferreira Neto, que ocuparam a mesa oficial da cerimônia ao lado da reitora da UTEQ. Essa agradeceu à UFV por abrir novamente as portas à comunidade acadêmica de sua instituição.
A turma, composta por professores de diferentes especialidades, é a segunda a participar do curso de métodos ativos, que já havia sido oferecido em maio deste ano para outros 40 docentes da UTEQ, com a moderação da professora Rosângela Minardi Mitre Cotta, do Departamento de Nutrição e Saúde. Desta vez, o treinamento, que ocorrerá até sexta-feira (10), será conduzido por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação (DPE), sob coordenação da professora Rita Márcia Vaz de Mello e do doutorando em Política Social Sidney Pires Martins (ambos na foto acima), e pela professora Joziane Ferraz de Assis, do Departamento de Letras (DLA). Essa equipe também ficará responsável por ministrar a próxima capacitação prevista para novembro com mais 30 docentes da UTEQ.
Até o final de 2025, portanto, 100 professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo terão participado de capacitações sobre métodos ativos oferecidas pela UFV. Esse total representa 20% do corpo docente daquela universidade, que foi a primeira da área de agrárias fundada no Equador. Essas capacitações estão entre as ações resultantes de um acordo de cooperação, intermediado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV e assinado, em 2023, com a UTEQ.
Durante a cerimônia de recepção, a reitora da Universidad Técnica Estatal de Quevedo destacou que as capacitações realizadas na UFV não representam apenas a aquisição de ferramentas pedagógicas inovadoras, mas também a possibilidade de tecer laços de amizade, de colaboração e de irmandade acadêmica. “Cada experiência vivida e compartilhada nos impulsiona a projetar uma educação mais pertinente, dinâmica e comprometida com a sociedade. Estamos convencidos de que quando duas universidades se unem com missão e compromisso, o conhecimento se multiplica e o futuro de nossos estudantes se engrandece”. Compartilhando da opinião da reitora Yenny, o reitor Demetrius também deixou registrada sua convicção de que, juntas, as instituições serão mais fortes. “Temos que trabalhar cada vez mais neste processo de parceria, particularmente no âmbito da América do Sul”, disse.
O reitor comentou sobre a relevância do tema das capacitações, lembrando que o grande desafio de quem trabalha nas universidades é o de se reconectar com os jovens, estudantes totalmente diferentes daqueles de anos atrás. Por considerar que o processo de ensino e aprendizagem é bilateral e pressupõe a participação ativa dos estudantes, o professor Demetrius avalia as metodologias ativas como extremamente importantes para que se restabeleça esta conexão.
Em sua fala de boas-vindas à nova turma da UTEQ, Cláudia de Castro, representante da DRI, manifestou sua satisfação em saber que a capacitação que está sendo oferecida pela UFV é mais uma ação do acordo firmado em 2023, do qual participou ativamente e que abre muitas possibilidades de parceria entre as instituições.
Outra ação no âmbito desse convênio aconteceu no início de 2024, quando o Departamento de Letras recebeu cinco estudantes da UTEQ para um estágio de 30 dias, com aulas de inglês e português. Essa experiência possibilitou que a UFV passasse a oferecer, desde agosto, um curso on-line de português para estrangeiros para os docentes da UTEQ, coordenado pela professora Idalena Chaves, do DLA.
O diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, também registrou sua satisfação em receber os professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo para a capacitação que terá carga horária de 40 horas. Em julho deste ano, Odemir esteve no Equador para uma visita oficial à UTEQ, que, segundo ele, foi importante para a continuidade da capacitação, com a abertura desta turma e da próxima, em novembro. O professor também visitou a Universidad Andina Simon Bolívar (UASB), localizada na capital Quito. A parceria com essas universidades, em sua avaliação, ajudou a fomentar ainda mais o processo de internacionalização na UFV.
Institucional
Inscrições para minicursos do SIA 2025 podem ser feitas até dia 13
06/10/2025
Institucional
Campus Viçosa recebe professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo para capacitação
06/10/2025
Institucional
Inteligência Artificial nas atividades acadêmicas é tema de evento nesta quarta-feira
06/10/2025
Premiação
Estudantes do CAp-Coluni obtêm destaque em Olimpíada Brasileira de Neurociência
06/10/2025
Inscrições para minicursos do SIA 2025 podem ser feitas até dia 13
06/10/2025
Campus Viçosa recebe professores da Universidad Técnica Estatal de Quevedo para capacitação
06/10/2025
Inteligência Artificial nas atividades acadêmicas é tema de evento nesta quarta-feira
06/10/2025
Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Florestal recebe inscrições
03/10/2025
Termina dia 15 prazo para responder ao questionário do VIII Ciclo de Autoavaliação Institucional
03/10/2025