Institucional

Todos os campi

DEC e ArcelorMittal Brasil desenvolvem versão brasileira de software para projeto e cálculo de vigas celulares de aço

19/09/2025

Mulher jovem e 3 homens de pé, lado a lado. Dois deles seguram folhas de papel com decorações vermelhas e textos.

A parceria envolveu professores e engenheiros da ArcelorMittal

Uma parceria do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UFV com a empresa ArcelorMittal Brasil resultou na versão brasileira do software europeu ACB (Arcelor Cellular Beams) para projeto e cálculo de vigas celulares de aço, desenvolvido no Centre Technique Industriel de la Construction Métallique (CTICM), sediado na França. A versão brasileira, chamada VCA Plus (Viga Celular ArcelorMittal), é totalmente compatível com as normas da ABNT, já atualizada para a NBR 8800:2024, que é a norma brasileira para projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edificações.

O trabalho foi coordenado por cerca de dois anos pelo professor Gustavo de Souza Veríssimo, com a colaboração do ex-aluno de Engenharia Civil da UFV Felipe Sakiyama, atualmente professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além do suporte técnico para a compatibilização do software com as normas brasileiras, a equipe da UFV também desenvolveu um manual técnico e um catálogo de perfis otimizados para vigas celulares de aço. Esses produtos foram apresentados pela ArcelorMittal no 10º Congresso Latino-americano da Construção Metálica (Construmetal 2025), ocorrido este mês em São Paulo.

O objetivo desses materiais, assim como do software, é promover o emprego de vigas celulares no Brasil, onde até então elas não eram usadas devido à falta de material técnico. Amplamente utilizadas em outros países, essas vigas são consideradas uma solução para vencer grandes vãos com leveza, versatilidade e integração com sistemas prediais. A literatura técnica disponibilizada apresenta uma visão geral sobre vigas celulares de aço, sua origem, fabricação, vantagens, aplicações e comportamento estrutural, bem como recomendações e procedimentos que podem auxiliar profissionais de arquitetura e de engenharia a conhecer e utilizar esses elementos estruturais em projetos.

Mais informações podem ser conferidas no site da empresa, onde estão disponíveis gratuitamente para download o software e o catálogo, além do artigo Vigas celulares de aço: conceito, características e aplicações, que tem entre seus autores os professores Gustavo e Felipe. O manual será disponibilizado em breve no site.

Na foto acima, um registro dos professores Gustavo Veríssimo e Felipe Sakiyama, ladeados pelos engenheiros Raylane Castoldi e Luís Augusto Pupin, da ArcelorMittal, durante a Construmetal 2025.