Institucional
Campus Viçosa
18/09/2025
Os professores e técnicos da UFV iniciaram o segundo período letivo com discussões sobre a temática da saúde mental, a partir da perspectiva de quem convive e acolhe estudantes que podem estar em situação de sofrimento psíquico e precisar de auxílio profissional. Em agosto e setembro, todos os servidores que atuam nas rotinas dos cursos de graduação e pós-graduação e têm contato direto com esses estudantes foram convidados para participar do ciclo de debates promovido em parceria pela Divisão Psicossocial (DVP) e pela Comissão de Saúde Mental, com a finalidade de fortalecer o bem-estar no ambiente universitário.
No total, foram cinco encontros, organizados conforme os centros de ciências. Os dois primeiros aconteceram nos dias 19 e 20 de agosto, para servidores dos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); no dia 29 de agosto, para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE); no dia 2 de setembro, para o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e na última quinta-feira (18), para os professores e técnicos dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB).
De acordo com a chefe da DVP, a professora do Departamento de Educação Lílian Reis (realizando apresentação, na foto abaixo, à dir.), o evento foi proposto no momento em que a Divisão observou o aumento do número de solicitações — vindas principalmente dos coordenadores dos cursos — de capacitação para lidar com questões de saúde mental relacionadas aos estudantes. A demanda passou pela Comissão de Saúde Mental e foi atendida, em um primeiro momento, por meio do Conselho Técnico de Graduação, que reúne os coordenadores dos cursos dos três campi da UFV. Posteriormente, veio o ciclo de debates com os demais professores e técnicos. “Optamos por organizar os encontros conforme os diferentes centros de ciências, entendendo que poderiam surgir questões relacionadas à atuação deles com estudantes de diferentes áreas”, Lílian explicou.
![]() |
![]() |
Além de apresentar os serviços oferecidos pela DVP — assim como pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, à qual a Divisão é vinculada —, Lílian contou que os encontros serviram para trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas. Dentre os assuntos discutidos estiveram, por exemplo, como acolher os estudantes, como orientá-los a buscar auxílio profissional e o que fazer em situações emergenciais. “Foi uma oportunidade rica de interação e troca entre todos os presentes”, destacou a chefe da DVP.
Para a professora do Departamento de Artes e Humanidades Evanize Romarco (vestida de vermelho, na segunda fileira de cadeiras, na foto ao lado), o ciclo de debates evidenciou como a temática da saúde mental está ligada à acessibilidade, inclusão e ao uso de novas tecnologias no contexto acadêmico. “Além disso, a troca de experiências entre diferentes áreas, como saúde, educação e tecnologia, mostrou que cuidar da saúde mental exige uma abordagem multidisciplinar e integrada. Iniciativas como esta reafirmam a importância de trazer o tema para o centro das discussões institucionais, de forma crítica, responsável e, sobretudo, humana”, disse. A professora considerou o evento fundamental: “para pensarmos coletivamente em caminhos de escuta e ações ativas, que fortaleçam o acolhimento e ampliem a rede de apoio dentro da UFV”.
A vice-reitora e presidente da Comissão de Saúde Mental da Universidade, Rejane Nascentes (no centro da foto abaixo), reforçou que o ciclo de debates foi essencial para dar visibilidade a uma pauta “urgente e cada vez mais presente” no cotidiano acadêmico. Segundo ela, professores e técnicos têm enfrentado inúmeros desafios, como casos de ansiedade e depressão e situações mais complexas, que impactam o desempenho e a permanência no ensino superior e até mesmo a vida dos estudantes. “Criar esse momento de escuta, reflexão e troca de experiências foi essencial para compreendermos melhor o papel de cada um na promoção de um ambiente universitário mais acolhedor, humano e consciente. O evento não apenas trouxe informações e debates qualificados, mas também fortaleceu vínculos e mostrou que cuidar da saúde mental é uma responsabilidade coletiva, que começa no diálogo”, salientou.
A próxima atividade, dentro da temática e com os mesmos objetivos, será uma roda de conversa com os professores e técnicos do Colégio de Aplicação - CAp Coluni, na terça-feira (23).
Extensão
Mudança na tarifa de água e esgoto impulsiona inflação de agosto, segundo DEE
18/09/2025
Institucional
Reitor, presidente do Foripes, reivindica repasse de emendas parlamentares para instituições públicas de ensino superior em Minas
18/09/2025
Institucional
UFV inicia atividades do Doutorado Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais
19/09/2025
Institucional
Ciclo de debates sobre saúde mental fortalece rede de apoio e acolhimento estudantil na UFV
18/09/2025
Reitor, presidente do Foripes, reivindica repasse de emendas parlamentares para instituições públicas de ensino superior em Minas
18/09/2025
UFV inicia atividades do Doutorado Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais
19/09/2025
Ciclo de debates sobre saúde mental fortalece rede de apoio e acolhimento estudantil na UFV
18/09/2025
Pesquisadores da UFV participam de capítulo de livro publicado pela Royal Society of Chemistry
17/09/2025
Divulgado edital de seleção de bolsistas de graduação para Projetos de Pesquisa em Ensino
16/09/2025