Institucional

Campus Viçosa

Campus Viçosa recebe milhares de estudantes do ensino médio no primeiro dia da Mostra Universitária

04/09/2025

O campus Viçosa acordou em um ritmo diferente nesta quinta-feira (4), com as avenidas cheias de ônibus escolares e departamentos movimentados por estudantes do ensino médio que vieram para a 8ª Mostra Universitária. Entre uma parada e outra para conhecer laboratórios, estandes e participar de palestras, muitos alunos também disputaram o cenário mais procurado para fotos na UFV: o edifício Arthur Bernardes, o “Bernardão”.

O coração do evento, no Espaço Multiuso, reuniu estandes coloridos de diferentes cursos, empresas juniores, ligas acadêmicas e projetos de pesquisa, ensino e extensão. Os jogos, experimentos e apresentações práticas se misturaram às conversas animadas de jovens vindos de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Só no primeiro dia, a 8ª edição da Mostra recebeu aproximadamente sete mil estudantes de cerca de 150 instituições, e a expectativa é alcançar 15 mil visitantes até o fim da programação, nesta sexta-feira (5).

Promovida pelo projeto de extensão Em Rede – Viçosa, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino, o evento aproxima os futuros graduandos da vida acadêmica e mostra o que significa estudar em uma instituição pública e gratuita de referência nacional.

Para que um evento desse porte aconteça, o planejamento começa cedo. Segundo a comissão organizadora, já no início do ano foram feitos contatos com as escolas, com a prefeitura e até com empresários locais. “Não é só uma construção da equipe, mas de várias frentes de Viçosa que atuam com a UFV. Avisamos sobre o aumento no fluxo na cidade, a demanda por restaurantes e hotéis, e nos alinhamos com a vigilância e o trânsito para que o impacto fosse o menor possível”, explica Letícia Martins, graduanda na UFV e integrante da comissão organizadora do evento.

Além disso, a 8ª Mostra traz algumas novidades logísticas, como o sistema de inscrição automatizada para as visitas guiadas nos departamentos e a inserção de uma praça de alimentação. “Nas últimas edições, notamos que a demanda pelas visitas guiadas eram muito grandes. Os estudantes passavam muito tempo em filas nos departamentos e não conseguiam participar de outras atividades. E a praça de alimentação surgiu para desafogar o Restaurante Universitário, oferecendo mais opções para os estudantes e ainda fomentar o comércio local”, conta Letícia.

 

Expectativas e descobertas

Para muitos, visitar a UFV no último ano do ensino médio foi um momento decisivo na escolha do curso superior. Esse é o caso da graduanda Isabela Dias, que hoje teve a oportunidade de apresentar seu curso para os visitantes. “A Mostra foi importante para mim, porque eu já conhecia a UFV de forma externa, mas tinha uma impressão equivocada sobre as dificuldades da graduação. Aos 17 anos, eu vim com a mente aberta, conversei com todas as pessoas dos estandes que passei, e aí foi se abrindo uma cartela de possibilidades de cursos que me fariam feliz”, lembra. Hoje, ela celebra poder mostrar a futuros colegas que a Universidade também pode ser um espaço de realização.

A estudante Quéren Oliveira, de 18 anos, viajou oito horas com colegas da Escola Coronel Gomes, de Anchieta (ES), e se disse impressionada com o que encontrou: “não imaginei que fosse tão grande assim. A estrutura e o evento estão bem organizados. Pretendo fazer Administração ou Pedagogia, e estou acompanhando as palestras para ver qual das opções me interessa mais”. Ela também destacou a programação cultural, que aconteceu em paralelo ao evento, como um dos pontos altos do dia. 

A mesma sensação teve Itauana dos Santos, de 17 anos, do Centro Estadual de Educação em Tempo Integral Paulo Freire, também de Anchieta (ES). “Já tinha visto fotos e vídeos, mas a gente só acredita quando vê. A estrutura é incrível, as pessoas são educadas e os estandes estão muito bem estruturados. Com certeza vou tentar me candidatar e entrar aqui”. Interessada em cursar Direito, ela contou que a palestra do curso ajudou na decisão: “O professor destacou as oportunidades de intercâmbio e lembrou que a juíza federal mais jovem do Brasil é ex-aluna da UFV. Isso me chamou muita atenção”.

Algumas das professoras visitantes não vieram por acaso. Elas e seus colegas são ex-alunos da Universidade e queriam que os estudantes tivessem contato com a instituição que teve tanto impacto em suas vidas. Isabela Berbet, uma dessas professoras, conta que a visita foi a realização de um sonho que surgiu no ano anterior: “Nós somos cerca de sete professores formados aqui pela UFV e que atuam na cidade de Anchieta (ES). A gente se formou aqui e tem um carinho muito especial, mesmo sendo mineiros em terras capixabas, quisemos trazer os estudantes pra cá. Viemos em três ônibus e trouxemos mais de 120 alunos este ano”. 

A professora conta também que já percebe alguns impactos positivos da Mostra Universitária na vida desses estudantes: “A gente acha fundamental essa divulgação do ensino superior, porque muitas vezes os nossos alunos não têm esse conhecimento e essa informação. Quando eles chegaram aqui, ficaram impressionados, porque não tinham dimensão do que é uma universidade pública como a UFV. Agora, eles chegam para gente e vão contando ‘professora, aqui é muito legal. Quero vir pra cá’. Isso ajuda a despertar o desejo de continuar os estudos, de entrar na educação superior. E é isso que a gente quer, na verdade”, relata Isabela.

Além das atividades acadêmicas, a Mostra abriu espaço para apresentações artísticas paralelas. O projeto Quinta Cultural, da Diretoria de Arte, Cultura e Eventos, por exemplo, realizou uma edição especial com shows gratuitos na Estação Cultural. A parceria, de acordo com João Pedro Borges, integrante da comissão organizadora da Mostra, resume o propósito do evento: “Isso mostra que a vida acadêmica não é só o diploma, mas também um processo de desenvolvimento pessoal. Aqui, os visitantes visualizam diferentes formas de atuar e de viver a universidade”.

Integrantes da comissão organizadora

Na visão de Millena Kelly, que também integra a comissão, o impacto é ainda mais direto: “É especial porque os alunos podem vivenciar o dia a dia universitário antes mesmo de escolherem o curso, vendo de perto a dimensão da universidade”.

Mais informações sobre a programação desta sexta-feira estão disponíveis no Instagram do evento

Cibelle Ferreira - bolsista da Diretoria de Comunicação Institucional