Institucional

Campus Florestal

Antônio César Pereira Calil é reconduzido à Diretoria Geral da UFV-Florestal

03/09/2025

O professor Antônio César Pereira Calil foi reconduzido à Diretoria Geral da UFV - Campus Florestal (CAF) para o seu sexto mandato, que se estenderá até julho de 2029. A solenidade de posse ocorreu na segunda-feira (1º), no auditório do Prédio de Laboratórios de Ensino I (LEN I), e reuniu mais de 100 pessoas, dentre autoridades e representantes de órgãos públicos.

Segundo o diretor, dentre as prioridades da nova gestão, estão: preservar conquistas já alcançadas, como manutenção de laboratórios, e o Centro de Referência em Cachaça, por exemplo; enfrentar os desafios orçamentários, com busca de fontes alternativas de financiamento e ampliação da usina fotovoltaica; atender às demandas de recursos humanos, com foco na valorização de servidores, reposição de cargos e uso de tecnologias; garantir a entrada, permanência e êxito dos estudantes, por meio da intensificação de eventos de divulgação, possíveis vestibulares próprios e projetos-piloto de ensino semipresencial.

Na estrutura administrativa, a professora Karina Rogério de Oliveira Viana Souza assumirá a Diretoria de Ensino. As demais diretorias serão definidas a partir de consultas e reuniões com os servidores, em um modelo de gestão participativa.

Professor da instituição desde 1991, Calil conta que a motivação para seguir no cargo vem do “amor pela instituição”, destacando a importância do diálogo, da crítica construtiva e do trabalho agradável e conjunto para superar desafios e conquistar novos avanços.

A mesa de autoridades da cerimônia contou com as presenças do reitor da UFV, Demetrius David da Silva; da vice-reitora, Rejane Nascentes; da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Condetuf), Maria Soraya Pereira Franco Adriano; e do prefeito de Florestal, Wagner dos Santos Júnior. Também participaram representantes da Polícia Militar, Sistema Faemg, Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindicato Rural de Pará de Minas, além de vereadores e lideranças locais.

Fernanda Pessoa
Assessoria de Comunicação - campus Florestal