Institucional
Todos os campi
29/08/2025
Completar 99 anos é uma travessia, uma oportunidade para celebrar o passado, olhando para o futuro e o que virá nos próximos anos de uma universidade que se fez grande no interior do Brasil. A véspera do centenário fez ainda mais especial a tradicional solenidade de comemoração do aniversário da UFV. O evento, aberto a toda a comunidade, aconteceu na noite da última quinta-feira (28), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa, e homenageou, com a medalha de ouro Peter Henry Rolfs do Mérito, professores que se destacaram nos campos do ensino, pesquisa e extensão, bem como técnicos na área administrativa.
A partir de agora, a palavra centenário fará parte do dia a dia da UFV. Já no início da solenidade, foi lançado o selo comemorativo que acompanhará todas as divulgações da instituição. Produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), o selo mostra as principais edificações da Universidade, exaltando o trabalho visionário dos seus idealizadores, sua história e a beleza do campus Viçosa, reconhecido como um dos mais bonitos do Brasil. O lançamento foi feito por meio de um vídeo, também produzido pela DCI, que disparou a contagem regressiva que acompanhará as comemorações do centenário nos painéis digitais da UFV.
Excepcionalmente este ano, a cerimônia que entrega medalhas de mérito de ensino, pesquisa, extensão e administrativa, também outorgou à docente Aristéa Alves Azevedo (foto abaixo) o título de professora emérita da UFV. A titulação foi proposta pelo Centro de Ciências Biologicas e da Saúde (CCB) e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário. Professora desde 1973 e referência internacional em botânica, ela foi a primeira mulher a assumir a docência após a federalização da Universidade. Dedicou sua carreira ao ensino, pesquisa, extensão, além de assumir cargos na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, onde se destacou pelo incentivo à iniciação científica de estudantes de graduação. Aristéa também já foi ganhadora da Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino. Em mais de 50 anos dedicados à docência e ao serviço público, ela continua atuando na pós-graduação da Biologia.
A medalha do Mérito em Ensino foi conferida ao professor Pedro Crescêncio Souza Carneiro (foto abaixo), que atua na área de genética e melhoramento vegetal no Departamento de Biologia Geral, desde 1983. Em seu discurso, contou que, na sua família numerosa, vinda de Presidente Bernardes, há 40 membros que estudaram na UFV e alguns também se tornaram professores. Lembrou que, como na sua família, a Universidade mudou a vida de gerações que tiveram aqui oportunidades de ensino gratuito e de qualidade. "Penso que nós, professores, temos o dever de fazer nossos alunos melhores que nós, e é assim que melhoramos o ensino e a sociedade”, disse ele.
A medalha de Mérito em Pesquisa foi concedida à professora Josefina Bressan (foto abaixo), do Departamento de Nutrição e Saúde, que foi aluna da primeira turma de Nutrição da UFV, em 1977. Ela é docente, desde 1983, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição, desde 2008, realizando pesquisas na área de Dietética e Bioquímica da Nutrição. Vale ressaltar que este é primeiro programa de pós-graduação em Nutrição de Minas Gerais e também o único a atingir a nota máxima (7) na avaliação da Capes.
Ao longo de sua carreira, atuou no assessoramento de agências financiadoras de pesquisa, como a Capes, CNPq e Fapemig, e em convênios de cooperação internacional na área de Nutrição e Saúde. “A pesquisa científica é, e sempre será, um dos alicerces mais sólidos para a construção de um país soberano, desenvolvido e socialmente justo. Em um mundo em constante transformação, onde novas perguntas surgem a cada dia, a ciência se ergue como resposta ética, crítica e necessária. Investir em pesquisa é investir no futuro — no Brasil e no mundo. É necessário reafirmar que investimento público em ciência é uma escolha política, que reflete o tipo de nação que queremos ser: um país que valoriza a educação, a pesquisa e a inovação ou um país que terceiriza seu futuro e compromete sua soberania científica?”, questionou a professora Josefina em seu discurso.
Professor do Departamento de Solos desde 1996, Reinaldo Bertola Cantarutti (foto abaixo) foi o ganhador da medalha de Mérito em Extensão. É reconhecido por seu excepcional comprometimento institucional e por sua trajetória de dedicação ao ensino, à pesquisa, à extensão universitária, com impactos concretos e duradouros para o setor agropecuário e para a sociedade em geral. O compromisso com a extensão foi destacado pela participação ativa na Semana do Fazendeiro e na coordenação do Laboratório de Rotina de Análise de Solo e Tecido Vegetal, que presta serviços contínuos de apoio à agricultura mineira e de várias outras regiões do Brasil.
A medalha que distingue e homenageia servidores técnico-administrativos com o Mérito Administrativo foi concedida à servidora Elilce de Figueiredo Rodrigues (foto abaixo), atualmente chefe de gabinete da reitoria. Além de se encarregar de grande parte da demanda administrativa da reitoria há 29 anos, já atuou na Secretaria da Semana do Fazendeiro da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e ocupou cargos de chefe e subchefe de gabinete. Seu comprometimento em se manter atualizada com as leis e normas que regem o serviço público e sua disponibilidade em compartilhar conhecimentos foram habilidades reconhecidas na sua escolha para a medalha. Em seu discurso, Elilce ressaltou que representa muitos funcionários da instituição e dedicou seu prêmio às servidoras que se equilibram entre o trabalho e os cuidados com as famílias.
Todos os anos, a cerimônia que celebra o aniversário da UFV também homenageia, com as medalhas José Valentino da Cruz (Candinho), os servidores técnico-administrativos que completaram 30 anos (homens) e 25 anos (mulheres), de efetiva dedicação à instituição. Desta vez, foram 15 agraciados.
Ao falar sobre a abertura das comemorações do centenário da UFV, o reitor Demetrius afirmou: “a alma e o coração da nossa universidade são fortes, porque recebem de volta todo o bem-querer que as várias gerações de estudantes, técnicos administrativos, professores e demais colaboradores nela depositaram e continuam depositando. Por isso, se à Universidade cabe os parabéns pelo seu aniversário, à comunidade universitária de seus três campi cabe um muito obrigado. E, para o futuro, o que almejamos, no que acreditamos, o que vislumbramos, é o contínuo aperfeiçoamento institucional da nossa universidade. Essa é a forma de bem-querer a UFV e honrar o legado dos nossos fundadores. Essa é a fórmula para que possamos nos tornar dignos de chegar aos 100 anos de história e garantir que a Universidade possa comemorar muitos e muitos aniversários”.
A cerimônia ainda pode ser conferida no canal da UFV no YouTube. A cobertura fotográfica da solenidade está disponível neste álbum.
UFV na Mídia
UFV na mídia: Pesquisa dos departamentos de Nutrição e Saúde e de Tecnologia de Alimentos é destaque no The New York Times
29/08/2025
Institucional
Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular tem inscrições abertas
29/08/2025
Extensão
Departamento de Economia Rural promove aula aberta com a participação de lideranças indígenas
29/08/2025
Institucional
UFV celebra seus 99 anos homenageando destaques em ensino, pesquisa, extensão e mérito administrativo
29/08/2025
Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular tem inscrições abertas
29/08/2025
UFV celebra seus 99 anos homenageando destaques em ensino, pesquisa, extensão e mérito administrativo
29/08/2025
Pesquisa desenvolvida na UFV é premiada como melhor trabalho em evento nacional de Empreendedorismo e Inovação
28/08/2025
Universidade lança selo comemorativo e organiza celebração do seu centenário
28/08/2025
UFV e Funarbe inauguram obras de revitalização da usina hidrelétrica da Casquinha
28/08/2025