Institucional
Campus Viçosa
28/08/2025
A UFV e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) inauguraram as obras de revitalização da usina hidrelétrica da Casquinha nesta quinta-feira (28). Localizada em Canaã (MG), a área, que pertence à Universidade, foi reformada e retomou seu funcionamento sob concessão da Fundação. Além de gerar energia elétrica, a usina servirá como espaço de ensino e pesquisa.
A UFV assinou o termo de concessão da área para a Funarbe em 2022, com duração de 15 anos. O objetivo foi revitalizar a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) — usina hidrelétrica de pequeno porte —, de maneira a suprir a demanda de energia elétrica da Fundação e possibilitar a cessão do recurso energético excedente para a Universidade, além de atender a atividades acadêmicas. A usina, que tem aproximadamente 15 mil metros quadrados e é abastecida pelo Rio Casca, é da década de 1960 e estava inativa desde 2007, devido à infraestrutura antiga, deteriorada e que demandava um custo alto para operar.
O diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, contou que a revitalização priorizou minimizar as intervenções e os impactos ambientais e teve o investimento de mais de R$ 9 milhões de recursos próprios da Fundação. Segundo ele, as obras incluíram a implementação de novas tecnologias, como turbina e gerador adequados para as condições do local, e resultaram em uma infraestrutura automatizada e com operação desassistida.
Rodrigo e o pró-reitor de Administração da UFV, Leonardo Vidigal, explicaram que a usina foi reativada em abril deste ano, com capacidade de geração de 620 KWh — com variação, dependendo da vazão do rio. Isso permitiu que a Funarbe e suas unidades se tornassem autossuficientes em energia elétrica e a Universidade recebesse o excedente, o que corresponde aos objetivos de eficiência energética e sustentabilidade da instituição. Leonardo lembrou que, diante da impossibilidade de aumentar a demanda contratada da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a UFV iniciou uma série de ações para suprir sua necessidade, melhor utilização de fontes de energia e, consequentemente, a redução dos gastos orçamentários e a preservação do meio ambiente. “Desde troca de luminárias públicas, optando por tecnologia de LED, até instalação de geradores e usinas fotovoltaicas; e a revitalização da Casquinha faz parte disso”, disse.
O termo de concessão foi assinado em um momento em que a Universidade desejava reativar a usina hidrelétrica da Casquinha e a Fundação buscava alternativas para se tornar autossuficiente em energia elétrica, como o reitor Demetrius David da Silva ressaltou. A parceria, portanto, foi estabelecida de maneira econômica e juridicamente viável. “Foi um processo muito exitoso, assim como as demais parcerias entre UFV e Funarbe”, ele salientou. Além de agradecer a muitas pessoas, incluindo a esfera pública, o reitor destacou o quanto formações como as das engenharias Elétrica, Civil, Agrícola e Arquitetura serão beneficiadas: “outras universidades não contam com uma infraestrutura como esta”.
O foco, agora, de acordo com Rodrigo e Leonardo, será a construção de espaços específicos para atividades acadêmicas multidisciplinares, assim como de um museu.
A realização também aconteceu junto à prefeitura municipal de Canaã e a inauguração contou com a presença do prefeito da cidade, José Ivanir Miranda Duarte. Ainda acompanharam e participaram do evento a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes; o ex-secretário de Estado Danilo de Castro, representando o deputado federal Rodrigo de Castro, e o deputado estadual Roberto Andrade, entre outras autoridades.
Durante o evento, a UFV e a Funarbe homenagearam os servidores públicos federais, da ativa e aposentados, que trabalharam na usina. Receberam a distinção presencialmente: Donizete de Souza, José Bernardino Filho, José Élio de Souza, Luciano de Mello Sant’Anna e Paulo Cizo Nascimento.
A inauguração foi transmitida e continua disponível no YouTube. Outras imagens do evento estão em flic.kr/s/aHBqjCsbXv. Nesta quinta-feira (28), a UFV também celebrou seus 99 anos de existência.
Institucional
UFV e Funarbe inauguram obras de revitalização da usina hidrelétrica da Casquinha
28/08/2025
Institucional
Pesquisa desenvolvida na UFV é premiada como melhor trabalho em evento nacional de Empreendedorismo e Inovação
28/08/2025
Institucional
Universidade lança selo comemorativo e organiza celebração do seu centenário
28/08/2025
Institucional
Campus Florestal promove 13ª Mostra de Profissões
27/08/2025
UFV e Funarbe inauguram obras de revitalização da usina hidrelétrica da Casquinha
28/08/2025
Pesquisa desenvolvida na UFV é premiada como melhor trabalho em evento nacional de Empreendedorismo e Inovação
28/08/2025
Universidade lança selo comemorativo e organiza celebração do seu centenário
28/08/2025
Campus Florestal promove 13ª Mostra de Profissões
27/08/2025
Quinta Cultural recebe DJ Beat on Point
27/08/2025