Institucional

Todos os campi

Fundação Bunge premia pesquisador formado pela UFV na categoria vida e obra

01/08/2025

O ex-aluno da UFV Thieres George Freire da Silva será homenageado pela Fundação Bunge por sua vida e obra em prol do tema Gestão do risco climático na produção de alimentos. A premiação é uma das mais importantes iniciativas de incentivo à pesquisa científica no Brasil. Nesta 70ª edição, a UFV tem dois ex-alunos entre os homenageados, ambos no mesmo tema. Além de Thieres Freire da Silva, a pesquisadora Elizângela Aparecida dos Santos, com pós-graduação em Economia Rural, também será agraciada na modalidade Juventude.

O pernambucano Thieres George Freire da Silva fez mestrado (2006) e doutorado (2009) no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola da UFV, sempre orientado pelo professor Sérgio Zolinier. Atualmente, é professor da área de Agrometeorologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), trabalhando com a análise do impacto do clima sobre a produção vegetal e animal. A área está diretamente relacionada ao tema do prêmio, pois envolve a avaliação dos riscos climáticos e a proposição de estratégias para a resiliência dos sistemas produtivos. No ensino, pesquisa e extensão, ele atua na identificação de áreas vulneráveis e análise dos impactos das mudanças no uso da terra; indicação de sistemas de produção climaticamente inteligentes e resilientes; e geração de tecnologias para monitoramento e acompanhamento desses sistemas no semiárido brasileiro.

Segundo Thieres, hoje com 43 anos, a formação na UFV foi determinante para a trajetória profissional que o levou à premiação. “O semiárido é uma região marcada por um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. As mudanças climáticas têm imposto desafios crescentes à produção de alimentos e meu trabalho busca soluções integradas para esses problemas. Desde que retornei a Pernambuco, dedico-me ao desenvolvimento de práticas e tecnologias capazes de promover sistemas produtivos mais resilientes ao clima, além de formar recursos humanos qualificados, capacitando estudantes e profissionais que possam multiplicar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, disse ele.

O prêmio

Para eleger os vencedores, a Fundação Bunge conta com indicações de membros das principais instituições científicas do país, levando em conta toda a trajetória dos pesquisadores. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes e formadas por especialistas.

A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge será realizada em 23 de setembro, em São Paulo. Os cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberão o prêmio no valor bruto de R$ 200 mil. Já os premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.