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UFV tem três projetos para Educação Básica selecionados em chamada da Fapemig

01/08/2025

Três projetos da UFV obtiveram aprovação na chamada da Fapemig nº 013/2024 – Pesquisa para transformação da Educação Básica – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Conforme o resultado final, divulgado no site da Fundação, 23 propostas foram selecionadas dentro do limite financeiro alocado, entre as 86 apresentadas. No total, as propostas da UFV receberão R$ 923.166,20.

Dois dos projetos contemplados são da área de Robótica Educacional da UFV e têm a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) como gestora. O professor Alexandre Santos Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador do Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), lidera a proposta Robótica Educacional: estratégias multidisciplinares para a formação de jovens e adultos na rede estadual, que contará com um aporte de R$ 273.350,00. O projeto busca expandir o acesso ao ensino de robótica para públicos diversos, com especial atenção aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, promovendo a inclusão tecnológica e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.

O outro projeto da área, Formação de Professores para Transformação da Educação Básica por meio da Robótica Educacional, tem coordenação da professora Rejane Waiandt Schwartz de Carvalho Faria, do Departamento de Matemática, e será desenvolvido pelo Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE). A iniciativa receberá o valor de R$ 349.957,00 e tem como foco capacitar docentes da Educação Básica, oferecendo estratégias inovadoras para o uso da robótica como ferramenta pedagógica interdisciplinar em sala de aula.

Foi aprovado ainda o projeto Placemaking Criativo na Formação de Empreendedores Sustentáveis na Educação Básica, com coordenação do professor Magnus Luiz Emmendoerfer, do Departamento de Administração e Contabilidade. A proposta busca desenvolver e testar uma metodologia educacional inovadora para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, a partir da realidade de Viçosa (MG), combinando os princípios do placemaking criativo – que utiliza a criatividade para transformar e requalificar espaços. Com recursos de R$ 299.859,20, o projeto tem como gestora a Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev) e será desenvolvido no âmbito da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, sediada na UFV, envolvendo uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Administração Pública e da Educação do Campo, em parceria com escolas estaduais e municipais, das áreas urbana e rural, e com o IPPDS e pesquisadores de Portugal.

Além desses projetos, outras três propostas da UFV foram classificadas pela Fapemig fora do limite financeiro alocado para a chamada, com prioridade P2, ou seja, embora aprovadas, não foram contratadas devido ao limite de recursos da chamada de cerca de R$ 6 milhões. Estão nessa situação 30 projetos, sendo da Universidade os seguintes: Utilizando o Museu da Ciência como espaço educacional transformador, do professor Leonarde do Nascimento Rodrigues, do Departamento de Física; Meninas ++: Uma iniciativa para fortalecer a presença feminina na área de computação com equidade e excelência, da professora Larissa Ferreira Rodrigues Moreira, do curso de Sistemas de Informação do campus Rio Paranaíba; e Do átomo ao ser humano: Um caminho interdisciplinar para a compreensão da vida e da saúde, da professora Mariana Machado Neves, do Departamento de Medicina Veterinária.