Institucional

Todos os campi

UFV-Florestal aprova dois projetos em edital de Popularização da Ciência

31/07/2025

Dois professores da UFV-Florestal tiveram projetos aprovados no edital de Popularização da Ciência promovido pelos Ministérios da Educação e da Ciência Tecnologia e Inovação (CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES) para realização de olimpíadas científicas como instrumento de difusão da educação científica para a melhoria do ensino na educação básica.

O projeto aprovado pelo professor Eduardo França, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, pretende realizar uma Olimpíada Nacional de Ilustração Científica. Ele explica que a ilustração, como ferramenta de comunicação visual, desempenha um papel fundamental na tradução de conceitos complexos e informações científicas para diversos públicos. “Através da combinação de arte e ciência, a ilustração torna o conhecimento mais acessível e estimulante, promovendo o interesse e a compreensão da ciência, estimulando os adolescentes e jovens estudantes da educação básica para as carreiras das áreas científicas, tecnológicas e de docência por meio da divulgação científica usando a ilustração”, disse ele.

Os organizadores explicam que a Olimpíada será realizada em etapas: inscrição e capacitação online, provas regionais e final nacional, com atividades como palestras, workshops e exposições. Os trabalhos dos estudantes serão avaliados por especialistas em ciências e ilustração científica, e os premiados receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para desenvolver projetos de pesquisa em ilustração científica. As inscrições para todo o Brasil serão divulgadas nos próximos meses.

As Olimpíadas Científicas contribuem para a melhoria da educação básica

Por sua vez, a professora Elisângela Gonçalves Lacerda, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, irá realizar a Olimpíada Nortista de Geociências para alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país, envolvendo temas exclusivamente sobre os estados da região Norte. A Olimpíada será composta por três fases, duas online e uma presencial. A final contará com uma equipe de cada região do país e será realizada na Universidade Federal do Pará, em Belém. Os vencedores também receberão bolsas de iniciação científica.