Institucional

Todos os campi

Fundação Bunge premia pesquisadora formada pela UFV

30/07/2025

Pesquisadora formada pela UFV, Elizângela Aparecida dos Santos é uma das vencedoras do Prêmio Fundação Bunge, na categoria Juventude, direcionada a pesquisadores de até 35 anos. A premiação tem como objetivos incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento e reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. 

Este ano, a premiação buscou reconhecer pesquisadores que desenvolvem estudos sobre emergência climática, tema abordado pela pesquisadora desde a graduação em Gestão do Agronegócio na UFV, quando iniciou estudos sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura e migração e a vulnerabilidade socioambiental de comunidades rurais. No mestrado, investigou a demanda por fertilizantes e seus impactos ambientais, e, no doutorado, aprofundou a relação entre padrões de consumo das famílias brasileiras e as emissões de CO2, destacando os desafios para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, frente às mudanças climáticas. Em toda a sua formação, ela foi orientada pelo professor Dênis Antônio Cunha, do Departamento de Economia Rural. Desde 2023, Elizângela desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em temas ligados à agricultura, sustentabilidade e mudanças climáticas no Campus Unaí, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

“A premiação da Fundação Bunge representa o reconhecimento de uma trajetória construída com muito empenho, dedicação e compromisso com a ciência e a transformação social. Essa conquista também é reflexo direto da sólida formação que recebi na UFV, onde aprendi a importância do rigor metodológico na busca de soluções sustentáveis para os desafios do setor agropecuário. A UFV foi essencial para consolidar minha visão crítica, meu compromisso com a pesquisa aplicada e minha atuação como educadora e pesquisadora em uma universidade pública federal”, disse Elizângela.

 

O prêmio

Para eleger os vencedores, a Fundação Bunge conta com indicações de membros das principais instituições científicas do país, levando em conta toda a trajetória dos pesquisadores. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes e formadas por especialistas

No tema “Gestão do risco climático na produção de alimentos” serão agraciados este ano, Elizângela dos Santos, na categoria Juventude, e Thieres George Freire da Silva, professor da área de Agrometeorologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na categoria Vida e Obra.

No tema “Saberes e práticas dos povos tradicionais e sua importância para a conservação dos recursos naturais”, o quilombola Ygor Jessé Ramos dos Santos, professor na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), receberá o prêmio na categoria Juventude. Já o educador, pesquisador e liderança indígena, Dzoodzo Baniwa será agraciado na categoria Vida e Obra.

A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge será realizada em 23 de setembro, em São Paulo. Os cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberão o prêmio no valor bruto de R$ 200 mil. Já os premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.