Institucional

Campus Viçosa

Pesquisa da UFV em colaboração com UFVJM conquista 1º lugar em Prêmio Nacional de Espeleologia

28/07/2025

O artigo Um tesouro além do minério de ferro: riqueza de fungos em cavidades ferruginosas naturais na Serra do Espinhaço Meridional de Minas Gerais, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Micologia (Micolab) da UFV, em colaboração com o Laboratório de Espeleologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), alcançou o 1º lugar no III Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret, na categoria Seção Acadêmica – Pós-Graduação.

O estudo premiado integra a tese de Ana Flávia Leão (foto), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, sob coordenação do professor Olinto Liparini Pereira. Participam da coautoria os doutores Thiago Oliveira Condé e Fábio Alex Custódio, da UFV, e os professores Soraya de Carvalho Neves e Lúcio Mauro Soares Fraga, da UFVJM.

O artigo teve como objetivo investigar a diversidade de fungos filamentosos cultiváveis presentes em cavidades ferruginosas da Serra do Espinhaço Meridional de Minas Gerais e será publicado na Revista Brasileira de Espeleologia (RBEsp). Segundo o professor Olinto, as pesquisas desenvolvidas no ambiente cavernícola têm revelado um importante hotspot de biodiversidade fúngica ainda praticamente desconhecido para a ciência. As descobertas científicas do trabalho vêm sendo publicadas nas principais revistas internacionais de Micologia, como Fungal Diversity, Persoonia, Mycological Progress, Fungal Systematics and Evolution, Fungal Biology Reviews entre outras.

Membros das equipes da UFV e UFVJM durante coletas de campo

A pesquisa integra o projeto Taxonomia e filogenia molecular de fungos em cavernas ferríferas entre as regiões de Conceição do Mato Dentro e Serro, Minas Gerais, coordenado pelo professor Olinto e financiado por meio do Edital de Chamada Pública 01/2021, no âmbito do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2018, firmado entre a Vale S.A. e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com gestão operacional do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade. O trabalho conta também com o apoio da Capes, CNPq, Fapemig e Funarbe.

Mais trabalhos desenvolvidos pelo Micolab podem ser acompanhados pelo Instagram do Laboratório.

Sobre a premiação

O prêmio Michel Le Bret, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia, homenageia o espeleólogo francês de mesmo nome, reconhecido por sua contribuição à espeleologia brasileira, e visa incentivar a produção científica voltada à conservação dos ecossistemas subterrâneos.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 22 de julho de 2025, durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia, realizado em conjunto com o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), entre os dias 20 e 27 de julho, em Belo Horizonte (MG).