Institucional

Todos os campi

UFV e CeasaMinas criam índice de preços para comércio de produtos hortigranjeiros em Minas Gerais

17/07/2025

A partir de agora, o nome da UFV estará vinculado ao comércio de produtos hortigranjeiros distribuídos pela Ceasa em Minas Gerais. Um evento na reitoria, realizado na tarde desta quinta-feira (17), marcou o lançamento oficial do Índice de Preços de Hortigranjeiros, que será chamado IPH UFV-CeasaMinas. A metodologia, criada no Departamento de Economia (DEE), passa a ser um indicador da flutuação de preços para produtores, varejistas e consumidores na maior empresa de distribuição de alimentos hortifrutigranjeiros de Minas Gerais e segunda maior do Brasil.

Segundo o reitor Demetrius David da Silva, há cerca de dois anos, ele visitou a CeasaMinas para prospectar e oferecer contribuições da UFV para o setor de alimentos no estado. Lá, encontrou um banco de dados muito organizado, mas que não gerava informações para o consumidor. Em contato com o DEE, surgiu a ideia de criar um índice de preços semelhante ao que já é feito para Viçosa desde 1985.

O trabalho será realizado pela equipe coordenada pelo professor Francisco Cunha Cassuce (DEE). O objetivo é gerar um índice semanal de variação de preços de 58 produtos, que correspondem a 97% do que é comercializado no CeasaMinas, em Contagem. Também será divulgado um boletim mensal com informações sobre a flutuação dos preços.

O evento reuniu diversos integrantres das direções da CeasaMinas e da Universidade

Segundo o professor Francisco, o índice de valores praticados no atacado contribui para dar transparência ao mercado, já que baseia-se em metodologia científica e permite que os preços possam ser acompanhados por todos os envolvidos na compra e venda de alimentos. Os produtores, por sua vez, podem planejar a produção de acordo com as flutuações sazonais de preços. Já os agentes públicos, podem embasar decisões de compras - por exemplo, de alimentos na merenda escolar - e sugerir políticas públicas que incentivem a rentabilidade da agricultura familiar. “Será um trabalho contínuo de grande importância para o setor produtivo e de visibilidade para a nossa instituição, uma vez que tem a marca de credibilidade da UFV”, disse o reitor.

Reconhecendo a relevância do trabalho, o diretor-presidente da CeasaMinas, Hideraldo Henrique Silva, lembrou que a entidade, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reúne mais de 10 mil produtores mineiros e que o IPH dará mais segurança e credibilidade na compra e venda de produtos, além de orientar o mercado consumidor. Para o gestor do departamento Técnico da CeasaMinas, Wilson Guide da Veiga, a metodologia para obtenção do índice poderá ser adaptada para outras cinco unidades da Ceasa no estado.

Participaram também do lançamento, a vice-reitora Rejane Nascentes; o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Vieira Baêta; o diretor-técnico da CeasaMinas, Felipe Rodrigues Ávila; e o chefe substituto do Departamento de Economia, Victor Henrique Lana Pinto, além de professores da Universidade e técnicos da CeasaMinas.