Institucional

Campus Florestal

Campus Florestal inicia 55ª Semana do Produtor reunindo tradição e inovação

22/07/2025

A UFV-Florestal iniciou nesta segunda-feira (21) a Semana do Produtor Rural (SPR), evento que, em 2025, está na 55ª edição e traz a temática Universidade e Comunidade caminhando juntas. Serão oferecidos 32 cursos e 13 oficinas, além de palestras, rodas de conversa e uma ampla programação cultural. Ao mesmo tempo em que traz novidades a cada ano, o evento preserva sua essência e tradição.

Diante da tradição de mais de meio século do evento, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou na cerimônia de abertura que “o fato de realizar a Semana do Produtor há 55 anos, por si só, já mostra pujança, qualidade e solidez”. Ele destacou ainda a importância desse evento de extensão ao permitir que toda a comunidade, não somente de Florestal e entorno, mas também Minas Gerais e Brasil esteja dentro da UFV. “Eu sempre digo que muitas pesquisas que são realizadas na Universidade são repassadas por produtores rurais, que trazem também uma série de experiências próprias. E isso gera um enriquecimento muito grande das atividades que são realizadas aqui”.

Com foco na capacitação e na melhoria da qualidade de vida do produtor rural, a SPR é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). De acordo com Ricardo Costa, gerente regional do SENAR em Sete Lagoas (MG), essa colaboração já dura mais de duas décadas. “Temos o compromisso de desenvolver o agronegócio mineiro e capacitar melhor ainda os produtores rurais. O Senar e a UFV-Florestal, juntamente com os outros parceiros, são agentes de transformação, unidos para melhorar ainda mais a vida do produtor”.

O diretor de Extensão e Cultura, Herbert de Oliveira, enfatizou que a UFV-Florestal busca sempre valorizar tudo o que já foi construído ao longo dessa trajetória, tão importante para a história do campus. “Nós temos essa responsabilidade de unir várias instituições em prol do mesmo objetivo, que é fazer uma semana que vá além dos conhecimentos — uma semana de lazer, de comunicação, de rede.” De acordo com ele, a 55ª SPR promete atrair um número ainda maior de visitantes. “Nós estamos recebendo um número muito grande de cursistas e outras pessoas também interessadas em participar das demais atividades que oferecemos durante todo o evento aqui no campus.”

Participaram também da cerimônia de abertura o diretor do campus Florestal, Antônio Cezar Calil; o prefeito de Florestal, Wagner dos Santos Júnior; o representante da superintendência do Sistema Faemg/Senar, Antônio Carlos Álvares; e o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz.

Ao longo da semana, os participantes poderão desfrutar de diversas atividades formativas e culturais. Nesta terça-feira (22), o público infantil será contemplado com a apresentação do teatro Os Três Porquinhos. Já na quinta-feira (24), acontece o tradicional Balaio de Saberes, uma das atrações mais esperadas do evento. Pela primeira vez, será realizado também o Encontro das Mulheres, que promete dar visibilidade e voz às mulheres do campo. Outro destaque da programação é o Dia de Campo com a Emater, que trará ensinamentos teóricos e práticos.

Além da programação técnica e educativa, a Semana do Produtor Rural também conta com atrações culturais à noite. Uma grade de shows foi preparada especialmente para envolver a comunidade de Florestal e região. “Os shows são uma parte muito importante da nossa programação. Eles fortalecem o vínculo cultural com a comunidade e tornam o evento ainda mais especial”, destaca o diretor de Extensão e Cultura.

Confira todas as informações e a programação completa da 55ª Semana do Produtor Rural no site spr.caf.ufv.br.

Fernanda Pessoa

Fotos: Jô Moreira / Sistema Faemg Senar