Institucional

Todos os campi

Jovens participam de programação especial dentro da Semana do Fazendeiro

17/07/2025

Os participantes foram recebidos no Pavilhão de Aulas II - PVB

Pensar sobre o futuro da produção agropecuária inclui pensar sobre o presente dos jovens que já vivenciam, trabalham e desejam continuar na área. Inseri-los nos processos de elaboração de políticas públicas, programas e projetos que atendam aos seus anseios é, portanto, essencial para o desenvolvimento do campo. Por isso, todos os anos, a UFV e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) propõem uma programação especial para os jovens dentro da Semana do Fazendeiro. Este foi o 16º ano em que dezenas deles vieram de 25 cidades da região e, durante toda a quinta-feira (17), participaram de discussões e atividades no campus Viçosa.

Durante a abertura solene da chamada Semana da Juventude Rural, representantes da UFV e da Emater destacaram uma das temáticas que permearam o dia: a importância da educação. A maioria dos participantes está no ensino médio, prestes a decidir sobre a ida para o ensino superior, e o evento também tem o objetivo de contribuir com este momento, de acordo com o gerente regional da Emater, Fabrício de Sales Alves Pinto (foto ao lado). Muitos, inclusive, estiveram no campus Viçosa da Universidade pela primeira vez e puderam conhecer os espaços e tudo o que é realizado neles. “Vocês estão em uma das melhores universidades federais; e ela está aqui, perto e acessível”, lembrou o diretor de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, João Marcos de Araújo. A educação, como ele salientou, fez a diferença em sua vida e pode fazer a diferença na vida de todos, permitindo, por exemplo, a mobilização social para o desenvolvimento do campo.

A vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes (foto ao lado), falou dos jovens como protagonistas na sucessão familiar, obtenção de conhecimentos e tecnologias e na atuação em novos mercados, entre outros. E, assim como os demais integrantes da mesa da abertura solene, salientou como a Universidade — pública, gratuita, considerada a mais empreendedora do Brasil — é preparada para apoiá-los nas conquistas de seus anseios. “Espero encontrar vocês na próxima Semana Juventude Rural ou, para aqueles que estão no terceiro ano do ensino médio, nos nossos cursos de graduação”.

Lucas Ramos (abaixo, à direita) e Bárbara Teixeira (abaixo, à esquerda) estão no terceiro ano do ensino médio. Tanto ele, de São Miguel do Anta, quanto ela, de Simonésia, moram no campo e ajudam os familiares na produção do café. Ambos já conheciam a Semana da Juventude Rural e vieram participar mais uma vez com a expectativa de poder transformar e melhorar o dia a dia. “O evento me fez pensar no futuro, em investir na propriedade... Quero continuar no campo” afirmou Lucas.

A programação especial para os jovens contou com uma apresentação sobre a UFV, realizada pela pró-reitora de Ensino, Cristiane Aparecida Baquim; uma palestra sobre o Programa Futuro no Campo da Emater; dias de campo sobre assuntos diversos; e outras discussões e atividades.

Na mesa da abertura solene estiveram, da esquerda para a direita: Luziane Dias de Oliveira, coordenadora estadual da Emater; João Marcos de Araújo, diretor de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV; Rejane Nascentes, vice-reitora da UFV; Sérgio Lopes, vice-prefeito de Viçosa; Fabrício de Sales Alves Pinto, gerente regional da Emater; e Ariel Fialho, representante dos participantes.