Institucional

Campus Viçosa

Troca de Saberes debate mulheres, infâncias e juventudes na luta pela Agroecologia

13/07/2025

O colorido das tendas e as estruturas de bambu no gramado, em frente ao Edifício Arthur Bernardes, chamavam a atenção do público e indicavam que, mais uma vez, a UFV seria cenário da Troca de Saberes. Em sua 16ª edição, a iniciativa organizada pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, deu início às atividades da 95ª Semana do Fazendeiro, na manhã de sábado (12).

Agricultores familiares, representantes de povos e comunidades tradicionais e de movimentos sociais se uniram a estudantes, técnicos e professores da UFV para debater temas relacionados à Agroecologia, a partir de um olhar sensível para a vida, agricultura, cultura e economia.

De acordo com o representante da comissão coordenadora da Troca de Saberes, Eugênio Martins de Sá Resende, esta edição conta com mais de 700 participantes inscritos, vindos especialmente da Zona da Mata mineira, mas também de outras regiões de Minas Gerais, como Vale do Rio Doce e do Aço, e outros estados brasileiros. As atividades têm como tema central Só há futuro com diversidade! Mulheres, infâncias e juventudes na luta pela Agroecologia, mas também haverá discussões relacionadas a sistemas agroflorestais, plantadores de água, sementes crioulas, dentre outros assuntos.

Na roda de abertura, realizada na manhã de sábado (12), mulheres representantes dos parceiros que constroem o evento, dos movimentos agroecológico e sociais, dos povos tradicionais e do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata de Minas Gerais, discursaram sobre a temática da Troca de Saberes.

Um dos destaques foi a agricultora mirim da comunidade de Carangolinha em Divino (MG), Valentina Neto. Ela disse que todo ano participa do evento, mas que esta edição está ainda mais especial pelo tema tão importante. Valentina declamou o poema Infância e Criança, de sua autoria, e frisou que "ser criança não é ser futuro, é ser presente. Nossa presença faz sempre toda diferença! Ser criança é saber que podemos ser tudo, agricultora, professora, doutora e até presidenta. Ser criança é ter infância, com comida no prato, com sorriso solto e respeito por todos".

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, destacou que se sentia honrado em representar institucionalmente a UFV em uma roda de abertura composta somente por mulheres, que se fizeram na luta, demonstrando a força feminina, assim como a temática desta edição. Ele agradeceu a todos os envolvidos na organização da Troca de Saberes, "evento que conquistou o seu espaço e representa a diversidade e a possibilidade de diálogo, persistência e resiliência". 

As discussões e atividades da 16ª Troca de Saberes acontecerão até a noite de segunda-feira (14). A programação será composta por atrações culturais, como místicas, encontros, apresentações musicais e teatrais, cortejos, danças, além de inúmeras discussões sobre diferentes temáticas e perspectivas, por meio de Instalações Artístico-Pedagógicas, rodas de conversa, plenárias, reuniões, dentre outros. Haverá ainda a Feira do Bem Viver, com a comercialização de produtos agroecológicos e artesanais, a Praça de Alimentação com pratos e lanches preparados por iniciativas locais que valorizam práticas sustentáveis e o trabalho cooperativo, além da Troquinha, com atrações para as crianças.

Vale lembrar que as atividades no Gramado do Edifício Arthur Bernardes terminarão na segunda-feira, mas, até quarta-feira (16), será realizada a Mostra Socioambiental, em parceria com a Troca de Saberes. As sessões gratuitas ocorrerão sempre às 14h, no Cineclube Carcará, localizado no subsolo do Centro de Vivência.

A mostra tem como objetivo fomentar o debate sobre alternativas de desenvolvimento, que preservem o meio ambiente e respeitem os modos de vida de comunidades tradicionais. Entre uma sessão e outra, o público poderá conferir produções independentes realizadas por grupos participantes da Troca de Saberes. A programação está disponível no Instagram do Cineclube Carcará.

 

Antigomobilismo

O público também pôde conferir e fotografar os veículos da 12ª edição da exposição organizada pela Associação de Antigomobilismo de Viçosa (AAVi). Com dois dias de duração, a exposição começou no sábado, às 9 horas, com encerramento no domingo, às 16 horas. Foram expostos cerca de 150 veículos antigos de colecionadores, dentre carros, motos e um ônibus antigo da UFV, popularmente conhecido como jardineira.

O final de semana também contou com diversas atrações gratuitas para o público de todas as idades dentro da programação da 95ª Semana do Fazendeiro. Vale lembrar que os 358 cursos nas mais variadas áreas terão início nesta segunda-feira (14). Ainda há vagas em algumas capacitações, como processamento de carne e de leite e produção de cerveja artesanal, dentre outras. As inscrições podem ser feitas das 8h às 18h, na secretaria do evento, que funciona no Centro de Vivência.

Nesta segunda-feira (14), será realizada a palestra de abertura da 95ª Semana do Fazendeiro e haverá diferentes atrações culturais. A programação segue até sexta-feira (18) e pode ser acompanhada pelo portal e redes sociais da UFV e no Instagram da Semana do Fazendeiro.

Fotos: Daniel Sotto Maior